Forte candidato ao posto de maior jogador da história do futebol islandês, Eidur Gudjohnsen não poderia ficar de fora da primeira participação da Islândia na Eurocopa. A lista de 23 convocados pelo técnico Lars Lagerback foi divulgada nesta segunda-feira e tem o ex-atacante de Chelsea e Barcelona como destaque.

continua após a publicidade

Gudjohnsen, que já defendeu a Islândia em 84 partidas, chegou a anunciar no fim de 2013 que não jogaria mais pela seleção. Em março do ano passado, ele mudou de ideia, aceitando a convocação para os últimos quatro jogos da Eurocopa e ajudando o futebol da Islândia a alcançar o maior feito da sua história.

A participação do veterano na Eurocopa, entretanto, correu sério risco. Ele estava jogando no Shijiazhuang, da China, e ficou desempregado em novembro. Só em fevereiro o atacante encontrou um novo clube, o Molde, da Noruega. Por conta do inverno, lá a temporada começou só em março.

Três dos 23 convocados estão machucados: Gylfi Sigurdsson (do Krasnodar, da Rússia), Aron Gunnarsson (Cardiff, do País de Gales) and Kolbeinn Sigthórsson (do Nantes, da França). Por isso, uma lista de seis jogadores extras também foi anunciada, para o caso de eles não se recuperarem a tempo.

continua após a publicidade

A convocação conta com alguns jogadores das grandes ligas, como Hjörtur Hermannsson (do PSV), Emil Hallfredsson (Udinese), Gylfi Sigurdsson (Swansea) e Alfred Finnbogason (Augsburg).