Depois de semanas de negociação, o Anzhi Makhachkala chegou a um acordo com a Inter de Milão e anunciou nesta terça-feira a contratação do atacante Samuel Eto’o, que assinou um vínculo por três temporadas com o clube russo. Com o acordo, o camaronês de 30 anos torna-se o jogador com o maior salário do futebol mundial.
Para convencer Eto’o a deixar a Itália, um dos principais centros do futebol mundial, e ir para a gelada região do Daguestão, na Rússia, os dirigentes do Anzhi não economizaram. O jogador receberá 20 milhões de euros (cerca de R$ 46,2 milhões) líquidos por temporada. Assim, ele receberá mais que os estimados 12 milhões de euros por ano do português Cristiano Ronaldo, no Real Madrid, e os 10,5 milhões de euros do argentino Lionel Messi, no Barcelona.
O acerto entre o clube russo e o atacante camaronês foi fechado na última semana, mas havia um impasse em relação à quantia a ser desembolsada para a liberação da Inter de Milão. O Anzhi estaria disposto a pagar 24 milhões de euros, enquanto os italianos pediam 29 milhões de euros. De acordo com a imprensa europeia, o negócio foi fechado em 27 milhões de euros.
Será o sétimo clube na carreira de Eto’o. Revelado pelo Real Madrid, ainda jovem, o jogador não teve espaço na equipe e acabou sendo emprestado para Leganés, Espanyol e Mallorca – neste último, ele se destacou e despertou o interesse do Barcelona.
No Barcelona, Eto’o viveu a melhor fase da carreira, sendo considerado o terceiro melhor jogador do ano de 2006, quando conquistou a Liga dos Campeões da Europa. Voltou a vencer a competição europeia em 2009, um pouco antes de ser negociado com a Inter de Milão, em troca que envolveu o atacante sueco Ibrahimovic.
Na Inter de Milão, o camaronês venceu seis títulos em duas temporadas. Conquistou novamente a Liga dos Campeões, em 2010, ganhou o Mundial de Clubes, o Campeonato Italiano, Supercopa da Itália e duas vezes a Copa da Itália.
No Anzhi, Samuel Eto’o terá como companheiros quatro jogadores brasileiros: o zagueiro João Carlos, ex-Vasco; o lateral Roberto Carlos, ex-Palmeiras, Corinthians e Real Madrid; o volante Jucilei, ex-Corinthians; e o atacante Diego Tardelli, ex-Atlético-MG e São Paulo.