Antes de a chuva paralisar os jogos no primeiro dia da chave principal de Roland Garros, a “zebra” quase estreou em Paris, na manhã deste domingo. A checa Petra Kvitova, bicampeã de Wimbledon, levou um susto contra a montenegrina Danka Kovinic antes de fechar o jogo por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 7/5.

continua após a publicidade

Kvitova venceu o set inicial com facilidade no saibro de Paris e parecia encaminhar com tranquilidade a vitória na rodada de abertura do Grand Slam. No entanto, caiu de rendimento na segunda parcial e cedeu o empate. O duelo ganhou em equilíbrio no terceiro set e, quando o placar exibia empate em 4/4, Kovinic aproveitou três duplas faltas de Kvitova para quebrar o saque da rival e ficar a um game da vitória.

A checa, então, mostrou porque ganhou dois títulos na grama de Londres e já foi número dois do mundo. Com forte reação, ela venceu três games em sequência, virou o set e fechou a partida. Na segunda rodada, Kvitova vai enfrentar a taiwanesa Su-Wei Hsieh, que estreou vencendo a espanhola Lara Arruabarrena por 7/6 (8/6) e 6/3.

continua após a publicidade

Em outros dois jogos já finalizados na chave feminina, a suíça Viktorija Golubic derrotou a norte-americana Alison Riske por 6/2, 1/6 e 6/2. E a russa Anastasia Pavlyuchenkova, 24ª cabeça de chave, bateu a espanhola Sara Sorribes por 6/2 e 6/0.

MASCULINO – Cinco partidas puderam ser finalizadas na chave masculina antes de a chuva interromper o jogo de estreia do japonês Kei Nishikori. O quinto cabeça de chave vencia o italiano Simone Bolelli por 6/1 e 5/4 quando a partida precisou ser paralisada por causa do mau tempo.

continua após a publicidade

Outros seis jogos precisaram ser interrompidos em ambas das chaves de simples. Diante da forte chuva, há poucas chances de os jogos serem retomados ainda neste domingo. Por enquanto, a organização não definiu horário previsto para a volta dos duelos. Ao todo, foram finalizados apenas nove das 32 partidas agendadas para este primeiro dia de disputas nas chaves principais.

Antes da chuva, seis duelos masculinos foram encerrados. O polêmico Nick Kyrgios precisou de dois tie-breaks para derrotar o italiano Marco Cecchinato por 7/6 (8/6), 7/6 (8/6) e 6/4. Durante o jogo, o australiano recebeu uma advertência após pedir uma toalha a um voluntário da organização.

Repreendido, reclamou em voz alta, citando atitude do sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, na final do Masters 1000 de Roma, a uma semana. “Quando o Djokovic empurra um juiz de linha da frente dele, não acontece nada. Isso é certo?”, criticou o 17º cabeça de chave.

Também na lista de pré-classificados, o local Benoit Paire teve mais trabalho para vencer na estreia. Precisou de cinco sets para bater Radu Albot, da Moldávia, por 6/2, 4/6, 6/4, 1/6 e 6/4. Além dele, venceram neste domingo os russos Andrey Kuznetsov e Teymuraz Gabashvili e o holandês Igor Sijsling.