No quinto e mais importante duelo, o Corinthians enfim encerrou o tabu de não vencer equipes inglesas. Hoje, derrotou o Chelsea por 1 a 0, em Yokohama, e conquistou o Mundial de Clubes.
Criado sob a inspiração do inglês Corinthian, o centenário clube paulista acumulava um empate e três derrotas.
O único empate ocorreu justamente contra o Chelsea, em 1929, no Parque Antarctica. O placar ficou em 4 a 4.
O time londrino realizava uma excursão por Argentina, Uruguai e Brasil, com duas partidas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Não venceu nenhum destes jogos. Foram dois empates e duas derrotas.
Sua visita foi exaltada, embora o Chelsea não tivesse o mesmo status atual. Disputava a segunda divisão inglesa e não somava nenhum título na elite. Hoje possui quatro, e uma Copa dos Campeões.
O futebol brasileiro vivia os últimos anos de amadorismo, já que o profissionalismo foi oficializado em 1933. Apesar de popular, ainda tinha muita ligação com a colônia britânica.
Outra partida do Corinthians contra ingleses ocorreu em 1948, quando enfrentou o Southampton e perdeu por 2 a 1, no Pacaembu. Charles Miller deu o pontapé inicial. Considerado o introdutor do futebol no país, vindo de um período na Inglaterra, ele incentivou a visita.
Os outros dois confrontos foram contra o Arsenal. Primeiro em 1949, quando o time alvinegro perdeu por 2 a 0, no Pacaembu. Em 1965, acabou batido pelo mesmo placar, em Londres, numa partida em que representou a seleção brasileira, usando as camisas azuis.
Inspiração inglesa
A fundação do time paulista foi inspirada na visita do Corinthian inglês em 1910. A equipe amadora fez três jogos no Rio e outros três na capital paulista. Venceu todos. Um grupo de operários do Bom Retiro se inspirou no nome do clube inglês – que era chamado pela imprensa local de Corinthians – para batizar o novo time criado no bairro.
Corinthians e Corinthian já se enfrentaram, mas em partidas de exibição. Um dos jogos foi em 1988, entre ex-jogadores do time paulista e a equipe inglesa no Parque São Jorge. Vitória corintiana (brasileira) por 1 a 0, com gol de Sócrates.