A temporada 2006 será especialmente movimentada para, pelo menos, cinco clubes do Paraná. Enquanto boa parte se contentará apenas com o Estadual e passará o resto da temporada no ?limbo?, quatro equipes estarão envolvidas com a Copa do Brasil, duas com a Copa Sul-Americana e seis com o Brasileiro.
O Estadual começa em 11 de janeiro, e um mês depois Atlético, Coritiba, Iraty e Londrina medem forças com equipes de outros Estados na Copa do Brasil. A missão é desafiar a falta de tradição no torneio -em 17 edições, nunca um paranaense chegou à decisão.
Em abril começa o desafio do Brasileirão. Atlético e Paraná representam o Estado na Série A, o Coxa encara a dureza da Série B e três times locais disputarão a Série C. A briga pelas vagas na Terceirona será um atrativo à parte do Campeonato Paranaense.
Em setembro, o Estado enviará, pela segunda vez na história, dois times a uma competição internacional que não a Libertadores. Em 2004, Coritiba e Paraná não passaram da primeira fase da Copa Sul-Americana. Agora, Paraná e Atlético tentam ir mais longe na mesma competição. Se passarem pela primeira fase, com confrontos entre brasileiros, rubro-negros e tricolores farão um mata-mata internacional.