Quando Edmundo retornou ao Palmeiras no fim do ano passado poucos acreditavam que o atacante, de 34 anos, pudesse reviver os tempos de glória acumulados na década de 90. Após 18 jogos – nos quais esteve presente em todos – o veterano é o artilheiro do time na temporada, com sete gols, e assumiu, segundo ele ?naturalmente? – a função de líder da equipe, que enfrenta, hoje, às 21h45, o Rosario Central, da Argentina, pela terceira rodada do Grupo 7 da Copa Libertadores. Uma vitória deixa o Palmeiras com uma mão na vaga para à oitavas-de-final e praticamente elimina a equipe argentina, que perdeu seus dois primeiros jogos.

continua após a publicidade

?Pela maior experiência, é natural que eu dê moral para alguns jogadores mais jovens, como o Cláudio, de 16 anos, e também cobre dos outros em um momento decisivo?, disse o camisa 7 palmeirense, que esbanja companheirismo e bom humor com os colegas antes, durante e depois dos treinos.

Até o técnico Emerson Leão, que não aprovou de início a sua contratação, é elogiado por Edmundo. ?Ele é um técnico que passa confiança e responsabilidade para todos. Isso é muito importante porque faz cada jogador saber da sua importância?, disse o jogador, que abraçou fortemente Leão após marcar o gol da vitória no clássico de sábado diante da Portuguesa, no Canindé, por 2 a 1. Quanto ao adversário desta noite, Edmundo é só elogios. ?Se o brasileiro é mais técnico, o argentino tem mais vontade e obediência tática. Não é à toa que é o nosso grande adversário no futebol mundial.?

Reencontro

O duelo com o Rosario vai marcar o reencontro do Palmeiras com o Palestra Itália, após a goleada sofrida para o América, no Campeonato Paulista, por 4 a 1, há uma semana. ?Talvez possamos consertar o erro no estadual, por ser um campeonato mais longo. Mas na Libertadores, o nosso aproveitamento tem de ser o melhor possível em casa?, disse Edmundo.

continua após a publicidade

Leão não revelou o time que vai colocar em campo, mas afirmou que gostou do rendimento do time diante da Portuguesa e poderá repetir o esquema com três zagueiros. A alteração forçada será a troca de Thiago Gomes – não inscrito na Libertadores – por Douglas. Paulo Baier e Enílton, também recuperados de contusão, estão à disposição.