As brasileiras Ângela e Val conquistaram, nesta segunda-feira, a vaga nacional para a disputa do qualifying da etapa de Stare Jablonki, na Polônia, do Circuito Mundial de vôlei de praia. A dupla precisou ganhar duas partidas no country-cota do Brasil para seguir na competição.
No primeiro jogo do dia, Vivian e Taiana – vice-campeãs na etapa da Áustria, no último final de semana – venceram as capixabas Luana e Lili por 2 sets a 0 – com parciais de 21/17 e 21/19. Na sequência, Ângela e Val aproveitaram o cansaço das adversárias e conquistaram a classificação com uma vitória por 2 a 0 – parciais de 22/20 e 24/22, em 47 minutos.
Nesta terça, as brasileiras lutarão, junto com outras 30 duplas de outros países, por uma das oito vagas em disputa no qualifying. Uma de suas rivais será a dupla formada pelas norte-americanas Jennifer e Kessy e April Ross, atuais campeãs mundiais, que perderam o prazo de inscrição.
O Brasil já tem três parcerias femininas asseguradas na fase principal e com estreia marcada para quarta: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Maria Clara/Carolina.
MASCULINO – Entre os homens, a terça será o dia do country-cota. O duelo brasileiro será entre Pedro Solberg/Harley x Fábio Luiz/Bruno. “Nossos adversários no country-cota têm variado bastante de uma etapa para outra. Como ainda não jogamos contra esta dupla, eles não conhecem nossa maneira de atuar e isso pode favorecer. É o último Grand Slam do ano e estamos com uma vontade enorme de participar”, afirmou Fábio Luiz.
A dupla classificada disputará o qualifying na quarta, quando tentará garantir o direito de disputar o título do Grand Slam polonês ao lado de Alison/Emanuel, Márcio/Ricardo, Thiago/Pedro Cunha e Benjamin/Bruno Schmidt – todas já classificadas para a chave principal, que começará na quinta.