Mais um titular da seleção brasileira masculina de vôlei está de volta ao País. Depois de o levantador Marcelinho acertar com a Unisul, a Vivo/Minas anunciou nesta segunda-feira (9) a contratação do oposto André Nascimento. E outros astros ainda podem ser repatriados, como o líbero Serginho, que negocia com o Santander/São Bernardo – o ponteiro Giba, no entanto, não chegou a um acordo com a Cimed e continuará na Rússia.

continua após a publicidade

O sucesso do vôlei brasileiro nos últimos anos levou vários jogadores para a Europa, onde os salários são mais altos. Agora, porém, existe um movimento de repatriamento, no qual alguns atletas, inclusive os titulares da seleção, estão acertando a volta ao Brasil.

André Nascimento, por exemplo, se transferiu para o Panathinaikos, na Grécia, ainda em 2002. Depois disso, foi para a Itália, onde defendeu o Trentino e o Cimone Modena. Agora, aos 29 anos, ele volta para o Minas, time em que conquistou o tricampeonato da Superliga antes de ir para a Europa – temporadas de 1999/00, 2000/01 e 2001/02.

"Estou muito feliz em retornar ao Minas. Jogar ao lado de alguns dos companheiros do tri vai ser fantástico. Aquele grupo era muito unido e espero fazer um trabalho bem legal, num clima bacana, numa estrutura sensacional, pois são essas coisas que fazem um grupo ser campeão", disse André Nascimento, lembrando de jogadores como o ponta Ezinho e o meio Henrique, que estavam naquele time que foi tricampeão e com os quais jogará novamente.

continua após a publicidade

Mas, apesar da alegria pelo retorno ao vôlei brasileiro, André Nascimento está concentrado atualmente na seleção, com a qual já foi campeão olímpico e bicampeão mundial – quase sempre como titular do técnico Bernardinho. Depois de um longo período de treinamento em Saquarema (RJ), o time do Brasil estréia no próximo sábado na Liga Mundial, contra a Sérvia, em São Paulo. Será a chance de buscar o sexto título seguido do torneio, além de servir de preparação para a Olimpíada de Pequim, em agosto.