O dia foi ótimo para os tenistas brasileiros que participam do qualifying do Aberto da Austrália. André Ghem conseguiu a sua segunda vitória em Melbourne, ficando a um triunfo de se garantir na chave principal, enquanto Paula Gonçalves e Teliana Pereira ganharam na estreia no qualificatório para o torneio feminino.

continua após a publicidade

Ghem havia triunfado em seu primeiro compromisso no quali do Aberto da Austrália ao superar o compatriota João Souza, o Feijão. E nesta quinta o número 219 do mundo voltou a vencer, dessa vez tendo superado o japonês Yuka Kibi, 230º colocado no ranking da ATP, de virada, por 2/6, 6/3 e 6/1.

continua após a publicidade

Assim, Ghem está a uma vitória de garantir a sua primeira participação em um dos torneios do Grand Slam. Para isso, ele precisará superar o italiano Thomas Fabbiano, o número 143 do mundo, de quem perdeu no único duelo anterior, no Challenger de Biella, na Itália, em 2015.

continua após a publicidade

Hoje integrantes do Top 100 do ranking, os brasileiros Thomaz Bellucci (62º da ATP), Thiago Monteiro (83º) e Rogério Dutra Silva (96º) já estão garantidos na chave principal do Aberto da Austrália, que terá os confrontos da primeira rodada sorteados nesta sexta-feira. Já Guilherme Clezar está na segunda rodada do qualifying e vai jogar nesta sexta com o francês Julien Benneteau.

FEMININO – As duas brasileiras presentes ao qualifying do Aberto da Austrália também se deram bem nesta quinta. Paula Gonçalves, a número 170 do mundo, venceu a suíça Conny Perrin, 213ª colocada no ranking da WTA, por duplo 6/4. Sua próxima oponente vai ser a bielo-russa Aliaksandra Sasnovich, número 116 do mundo.

Já Teliana Pereira, que havia “furado” o qualifying do Torneio de Hobart, mas perdeu na sua estreia, também avançou. A número 204 do mundo venceu fácil a japonesa Miyu Kato(186ª) por 6/3 e 6/1. Sua adversária na segunda rodada será a alemã Mona Barthel, 150ª colocada no ranking.