Um nocaute espetacular para a luta do século. Com um chute de cinema e uma sequência de dois socos aos 3min25s do primeiro round, o paulista radicado em Curitiba Anderson Silva derrotou o desafiante Vitor Belfort no UFC 126, disputado no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, na madrugada de ontem. Com este resultado, o dono do cinturão dos médios amplia o recorde de 13 triunfos consecutivos no principal torneio de vale-tudo do planeta.

continua após a publicidade

O outro brasileiro no UFC 126, Carlos Eduardo Rocha, o “Tá Danado”, estreou com derrota no card principal na luta contra Jake Ellenberger. Nos outros três confrontos da noite, Miguel Torres superou Antonio Banuelos, Forrest Griffin derrotou Rich Franklin e Jon Jones venceu Ryan Bader. Com essa vitória, Jones se credenciou para lutar pelo cinturão dos meio-pesados contra o curitibano Maurício Shogun, no UFC 128, dia 19 de março. Shogun enfrentaria Rashad Evans, que sofreu contusão no joelho e foi vetado pela comissão médica.

O clima na arena tinha cara de Brasil. Bandeiras do país, de times de futebol e celebridades nacionais como Sandy, Xororó, Zezé di Camargo e Dudu Nobre que vieram a Las Vegas assistir a luta. Na entrada dos lutadores no octógono, aplausos para Vitor Belfort e vaias para Anderson Silva.

Depois de um início de muito estudo na luta, com mais de um minuto sem qualquer iniciativa de ataque dos dois lutadores, Anderson Silva surpreendeu a todos na arena ao acertar um plástico chute no rosto de Vitor, abrindo o caminho para a vitória. O agradecimento foi para o mestre e ator Steven Seagal, com quem aprendeu o chute.

continua após a publicidade

“Aprendi esse chute com ele na última vez que fiz treinamento nos Estados Unidos. No vestiário, ele ainda estava corrigindo alguns detalhes”, contou o campeão na entrevista coletiva após a luta, acompanhada pelo ator americano.

Soberano na categoria, Anderson foi questionado sobre uma próxima luta contra o canadense Georges St Pierre, não confirmada pelo presidente do UFC, Dana White. “Vai ser uma luta engraçada de novo”, brincou. Anderson ainda descartou qualquer mudança de categoria.

continua após a publicidade

Do outro lado, restou a Vitor Belfort lamentar o descuido. “A luta não aconteceu. Eu estava indo bem até sofrer o chute. Gostaria de ter continuado. Mas faz parte, luta é assim mesmo. De dez chutes, vai pegar um. Aconteceu, parabéns para ele”, comentou.