Americanos virão com ?força? para o Pan

Rio – Em visita ao Rio para um encontro de chefes de missão, o norte-americano Steve Roush confirmou que os Estados Unidos vão trazer uma delegação ?forte? aos Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho, com cerca de 600 atletas. O dirigente ainda revelou que os EUA serão representados por suas equipes principais nas 13 modalidades em que a disputa do Pan colocará em jogo uma vaga nas Olimpíadas de Pequim/2008. Já em outras, como a ginástica artística, usará um time misto. E no caso do basquete, tanto no masculino quanto feminino, serão relacionados jogadores universitários.

?Os jogos são importantes para o desenvolvimento de nosso esporte. Enviaremos ao Rio a maior delegação que os Estados Unidos já mandou a uma competição?, disse Steve Roush, que é o chefe de missão norte-americano. ?Infelizmente não teremos os times principais de basquete, porque os jogadores da NBA e WNBA estão em preparação para Pequim. Seremos representados por atletas em idade universitária. A intenção é a de convocar as mulheres em maio e os homens em junho.?

Roush ainda explicou que em esportes como a ginástica artística a intenção é a de dar experiência a jovens atletas, com o apoio de alguns experientes. O chefe de missão destacou que a expectativa ficará por conta das modalidades que classificam para Pequim. No total, 13 esportes darão vagas olímpicas durante o Pan: atletismo, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, natação, nado sincronizado, pentatlo moderno, pólo aquático, tênis de mesa, triatlo, tiro esportivo e tênis.

Atletismo e natação, que ainda terão outras etapas seletivas para os Jogos de Pequim, podem ser as exceções da lista top dos Estados Unidos. A tendência é a de que, nesses dois esportes, os EUA sejam representados pelo time B no Rio.

Hoje acontece o último dia do encontro de chefes de missão dos 42 países que participarão dos Jogos Pan-Americanos do Rio. Até o momento, todos elogiaram a organização brasileira, assim como a qualidade das instalações em construção.

Somente um detalhe foi reprovado tanto pelo chefe de missão norte-americano quanto pelo cubano Alfredo Molina: o campo de beisebol. O equipamento ainda será erguido em uma instalação provisória na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

?O Rio já ganhou uma medalha de ouro pela organização. As instalações e a segurança são excelentes?, disse o chefe da missão cubana, para, em seguida, fazer um alerta sobre o campo de beisebol. ?Estou convencido de que há atraso no beisebol.?

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), Carlos Arthur Nuzman, disse que este tipo de reação é normal, mas assegurou que a instalação do beisebol ficará pronta a tempo e com a qualidade exigida pelos atletas.

Aclimatação das delegações fica por conta do erário

Rio – O Rio de Janeiro deu um ?presente? aos países participantes dos Jogos Pan-Americanos, ao oferecer cidades do estado, sem custo, para que eles façam a aclimatação para a competição, que irá ocorrer entre os dias 13 e 29 de julho. Búzios, Cabo Frio, Magé e Rio das Ostras já aceitaram receber as delegações estrangeiras interessadas, pagando pelas despesas de hospedagem e alimentação.

O ato de delegações esportivas viajarem para cidades de uma sede olímpica e pan-americana, ou até a países vizinhos de locais-sede deste tipo de competição, próximo do início das disputas, é uma praxe. A diferença é que nunca um país-sede se ofereceu para o pagamento de todas as despesas. Este período de aclimatação é importante porque os atletas o utilizam para se adaptarem a fatores como clima, fuso horário e alimentação.

?É uma oportunidade para os municípios aparecerem. Mandamos uma carta para as cidades e, por enquanto, somente quatro responderam positivamente. Infelizmente, começamos a desenvolver essa idéia um pouco tarde?, disse o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes. ?Vai ser uma vitrine para esses municípios. Eles darão toda a infra-estrutura e vão ser beneficiados com a propaganda que os atletas farão depois.?

De acordo com o secretário, que será o intermediário entre os municípios e as delegações estrangeiras, a previsão é a de o período de aclimatação ter início no mês de junho. Eduardo Paes ainda contou que as cidades de Niterói e Teresópolis se manifestaram extra-oficialmente a favor da idéia.

O secretário-geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) e presidente do Comitê Olímpico mexicano, Felipe Muñoz, aprovou a iniciativa. Em visita ao Rio, ele está no comando do encontro de chefes de missão, além de representar o presidente da entidade continental, Mário Vasquez Raña.

?É excelente para nós, porque é importante nos aclimatarmos. Estou certo de que vários países vão aproveitar?, disse Felipe Munõz, que encerra nesta sexta-feira o encontro dos 42 chefes de missão dos países participantes do Pan. Durante três dias de reunião, eles tiraram todas as dúvidas com relação às disputas, fizeram sugestões e visitaram os locais de prova.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo