Sem chance de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro em 2012, o América-MG faz neste domingo uma partida que interessa muito mais aos conterrâneos Atlético Mineiro e Cruzeiro, que ainda lutam para escapar do rebaixamento. A partir das 17 horas, o time recebe no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), o Atlético Paranaense, segunda equipe na área da degola, mas que tem apenas um ponto a menos que o Cruzeiro e quatro a menos que o Atlético Mineiro.
Apesar de não ter mais objetivo nesta temporada do Brasileirão, o time mineiro pode ser embalado na partida pelo interesse em derrotar o time paranaense comandado por Antônio Lopes, que teria menosprezado a equipe alviverde em sua passagem pelo clube. O próprio treinador divulgou nota negando o descaso, mas os jogadores do América-MG assumiram o desejo de vingança contra o técnico, que assumiu a equipe em julho e deixou o cargo após quatro partidas, sem nenhuma vitória.
Nem todos, porém, poderão participar da desforra. O zagueiro William Rocha e o volante Dudu estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, enquanto que os zagueiros Anderson e Otávio e o meia Luciano, apesar de recuperados de lesões, ainda trabalham a forma física. O atacante Alessandro também se recuperou de contusão sofrida no jogo contra o São Paulo e voltou a treinar com o grupo, mas deve ser opção no banco.