Na estreia do técnico Petkovic no Estádio Heriberto Hülse, o Criciúma ficou apenas no empate, por 2 a 2, diante do América-MG, em partida disputada na noite desta terça-feira, pela abertura da nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado acabou sendo bom para o clube mineiro, que assumiu a vice-liderança de forma provisória, com 17 pontos – ainda nesta noite de terça, Paysandu e Vitória, que estão empatados com 16 pontos, se enfrentam a partir das 21h50, no Mangueirão, em Belém, e podem ultrapassar a equipe de Belo Horizonte.

continua após a publicidade

O empate fez o América ir para o seu terceiro jogo sem derrotas, ficando assim a três pontos do líder Botafogo, que tem um jogo a menos. O Criciúma, por sua vez, fica apenas na 13.ª posição, com dez pontos.

Sob o comando do técnico Petkovic, o Criciúma passou a ter características mais ofensivas. No primeiro tempo buscou o gol a todo momento. Porém, enquanto Neto Baiano era parado pelo goleiro João Ricardo, Felipe Amorim abria o marcador para o visitante.

Aos 19 minutos, o atacante aproveitou o rebote da defesa adversária e chutou fraco. A bola desviou no zagueiro Fábio Ferreira e enganou Luiz, que não conseguiu chegar a tempo para fazer a defesa.

continua após a publicidade

Após o gol, o América esboçou uma pressão para liquidar a fatura. O Criciúma demorou para se restabelecer, mas quando o fez deixou tudo igual. Aos 38 minutos, Paulo Sérgio fez o lançamento pela esquerda, a defesa furou e a bola parou nos pés de Neto

Baiano, que mandou para as redes. A virada aconteceu no minuto final. Rodrigo Andrade cobrou escanteio na cabeça de Fábio Ferreira, que só desviou, sem chances para João Ricardo.

continua após a publicidade

Apesar do gol sofrido na reta final da primeira etapa, o América voltou para o segundo tempo ciente da necessidade de buscar o empate o quanto antes. Aos seis minutos, Felipe Amorim fez lançamento milimétrico para Cristiano. O atacante cabeceou para o fundo das redes, deixando tudo igual.

O América se empolgou e por pouco não fez o terceiro gol na sequência. Cristiano apareceu livre de marcação e chutou na trave. Logo depois, Marcelo Toscano passou por Wanderson e chutou, rente à trave. O Criciúma se fechou e acabou segurando o empate.

Na próxima rodada, o Criciúma enfrenta o Paraná no dia 3 de julho, às 19h30, no Durival de Brito, em Curitiba. Já o América-MG pega o Mogi Mirim no dia 4 de julho, às 21 horas, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA

CRICIÚMA 2 X 2 AMÉRICA-MG

CRICIÚMA – Luiz; Arnaldo, Wanderson, Fábio Ferreira, Guilherme Santos; Wellington, Marcão e Rodrigo Andrade (Tiago Adan); Neto Baiano, Lucca (Silvinho) e Paulo Sérgio (Juba). Técnico – Petkovic.

AMÉRICA-MG – João Ricardo; Robertinho, Alison, Anderson Conceição e Bryan (Raul); Thiago Santos, Leandro Guerreiro e Mancini; Felipe Amorim (André); Marcelo Toscano e Cristiano (Tony). Técnico – Givanildo de Oliveira.

GOLS – Felipe Amorim, aos 19, Neto Baiano, aos 38, e Fábio Ferreira, aos 45 minutos do primeiro tempo; Cristiano, aos seis minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS).

CARTÕES AMARELOS – Rodrigo, Juba e Wanderson (Criciúma); Raul e Thiago Santos (América-MG).

PÚBLICO – 4.603 torcedores.

RENDA – Não disponível.

LOCAL – Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).