América-MG e ASA deram um grande passo para garantir a classificação à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Eles venceram Ituiutaba e Icasa, respectivamente, e são os times de melhor desempenho da Terceira Divisão, com aproveitamento de 86,7% dos pontos. Além disso, os dois são, ao lado do Marília, os únicos invictos na temporada entre os 20 participantes. Marília e Guaratinguetá folgaram na rodada.
O América venceu o clássico mineiro contra o Ituiutaba, por 2 a 1, e lidera com tranquilidade o Grupo C, com 13 pontos, sete a mais que o vice-líder Guaratinguetá até a abertura da rodada. O Ituiutaba, por sua vez, caiu para a quarta colocação, com cinco pontos, e ficou em situação complicada na briga pela classificação.
No outro jogo do grupo, Mixto e Gama empataram em 2 a 2, em Cáceres. O resultado não foi bom para nenhuma das duas equipes, que seguem distantes da zona de classificação. O Mixto é o lanterna da chave, com quatro pontos, enquanto o Gama é o quarto, com cinco.
Jogando em Arapiraca, o ASA venceu o Icasa, por 2 a 1, e se isolou na liderança do Grupo B, com 13 pontos. O Icasa é o segundo colocado, com 10 pontos. Ainda pelo Grupo B, o Salgueiro venceu o Confiança, por 2 a 1, de virada. Com este resultado, o Confiança praticamente deu adeus ao sonho da classificação à segunda fase, e a preocupação passa a ser agora a luta contra o rebaixamento. Com três pontos, o clube é o penúltimo colocado, enquanto o Salgueiro segue em terceiro lugar, agora com nove pontos e firme na briga por uma vaga na segunda fase.
Bem diferente do Estadual, quando foi rebaixado após a tragédia que vitimou três profissionais do clube, o Brasil bateu o Caxias, por 1 a 0, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, no clássico gaúcho. Com isso, o clube chegou aos 10 pontos e roubou a liderança do rival, que agora fica na segunda colocação, com nove pontos.
No outro jogo da chave, o Criciúma parece ter ressuscitado na competição. O clube catarinense bateu o Marcílio Dias, por 1 a 0, fora de casa, conquistando sua primeira vitória na Série C. Apesar do resultado, a situação do Criciúma ainda é complicada porque ocupa a penúltima colocação, com quatro pontos, enquanto o Marcílio Dias é o lanterna, com três.
Confira os resultados da abertura do segundo turno:
Sábado
Luverdense-MT 0 x 0 Sampaio Correa-MA
Domingo
Paysandu 2 x 1 Águia-PA
ASA-AL 2 x 1 Icasa-CE
Confiança-SE 1 x 2 Salgueiro-PE
América-MG 2 x 1 Ituiutaba-MG
Brasil-RS 1 x 0 Caxias
Marcílio Dias-SC 0 x 1 Criciúma
Mixto-MT 2 x 2 Gama