Em partida única da Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira, o América-MG bateu o Criciúma por 2 a 1, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 28.ª rodada. Principal estrela do time da casa, Mancini desperdiçou uma cobrança de pênalti, mas o atacante Marcelo Toscano, com dois gols, garantiu a vitória.
Com o resultado, o time da casa chegou aos 45 pontos, assumindo provisoriamente a quinta colocação, com apenas um ponto a menos do que o quarto colocado, o Bahia. Como a rodada ainda será complementada neste sábado, os mineiros podem ser ultrapassados por Sampaio Corrêa ou Santa Cruz, que estão logo atrás, ambos com 44, e se enfrentam no estádio Castelão, em São Luís. O Criciúma, por sua vez, segue estacionado no meio da tabela de classificação com 35 pontos, na 12.ª colocação.
Tentando fazer valer o mando de campo, o América-MG buscou pressionar nos momentos iniciais e a estratégia deu certo. Logo aos 14 minutos, Rodrigo Souza cruzou da direita e o artilheiro Marcelo Toscano, livre na segunda trave, completou para as redes, abrindo o placar.
O Criciúma demorou para entrar no jogo, mas buscou o empate ainda na primeira etapa. Aos 33 minutos, o atacante Maurinho arriscou chute forte da intermediária e fez um lindo gol, deixando tudo igual. Ainda antes do intervalo, o time da casa teve grande chance de ficar à frente mais uma vez em cobrança de pênalti do experiente Mancini, mas o goleiro Luiz defendeu.
No início do segundo tempo, o artilheiro americano voltou a aparecer. Walber fez bela jogada pela esquerda e encontrou Marcelo Toscano sozinho na frente do gol. Ele só teve o trabalho de empurrar a bola para dentro do gol e marcar o seu segundo no jogo.
Com dificuldades para se organizar ofensivamente e errando muitos passes, os visitantes não conseguiram mais agredir a defesa americana e tiveram de se contentar com seu sexto jogo seguido sem vitória.
Pela 29.ª rodada, o Criciúma volta a campo na próxima sexta-feira, às 19h30, quando recebe o Paraná, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC). No dia seguinte, o América-MG enfrenta o Mogi Mirim, no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim (SP), às 21 horas.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 x 1 CRICIÚMA
AMÉRICA-MG – João Ricardo; Wesley Matos, Alison e Anderson Conceição; Walber, Leandro Guerreiro, Rodrigo Souza (André), Mancini (Felipe Amorim) e Guilherme Xavier (Tony); Marcelo Toscano e Richarlison. Técnico: Givanildo Oliveira.
CRICIÚMA – Luiz; Jonas, Wanderson, Adalberto e Guilherme Santos; Marcão, Paulinho, Dudu (Rodrigo Andrade) e Roger Guedes; Maurinho (Jefferson) e Paulo Sérgio (Hugo). Técnico: Petkovic.
GOLS – Marcelo Toscano, aos 14, e Maurinho, aos 33 minutos do primeiro tempo; Marcelo Toscano, aos 6 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Walber e Rodrigo Souza (América-MG); Wanderson e Marcão (Criciúma).
ÁRBITRO – André Luiz de Freitas Castro (GO).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).