O América-MG confirmou neste sábado o técnico português Sérgio Vieira para substituir Givanildo Oliveira, demitido na sexta-feira, dia seguinte da derrota para a Ponte Preta, em casa, por 2 a 1.
O anúncio foi feito pelo presidente do clube, Alencar da Silveira, no Twitter. “Novo treinador é português, mas sabe falar ‘uai’ e ‘sô’. E reconhece o fair play”, postou o dirigente em sua rede social, em provocação ao também português Paulo Bento, do Cruzeiro, que causou polêmica em jogo com o América-MG ao dizer que seu time não respeitará mais o fair play.
Sérgio Viera chamou a atenção da diretoria do América-MG após o bom trabalho feito à frente da Ferroviária no Campeonato Paulista. O treinador de 33 anos também teve passagem pelo Atlético-PR (2014 e 2015) e Guaratinguetá (2015).
Nascido em Póvoa de Lanhoso, em Portugal, ele tentou a carreira de jogador de futebol, mas pendurou as chuteiras cedo, com 21 anos. Passou então a se dedicar a função de treinador. Na Universidade da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, estudou treino desportivo de alto rendimento.
Em Portugal, foi auxiliar em Naval, Condeixa, Académica, Sporting Braga, e Sporting Lisboa. Será o segundo português a comandar um time mineiro neste Campeonato Brasileiro.
Vieira deve acompanhar das tribunas o jogo do América-MG contra o Figueirense neste domingo, às 11h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela sexta rodada do Campeonato Brasileira. A apresentação será na segunda-feira. Sua missão inicial: tirar o time mineiro das últimas colocações – atualmente é o lanterna, com três derrotas e dois empates.