A briga pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro vai ser dura até a última rodada. O América-MG fez a sua parte, nesta 37ª e penúltima rodada, e bateu o Guarani por 1 a 0 em pleno estádio Brinco de Ouro, em Campinas, nesta sexta-feira à noite.
Com o resultado, o time mineiro chegou aos 61 pontos, assumindo a terceira posição, e segue dependendo apenas de si para alcançar a Série A. O Atlético-GO soma os mesmos 61 pontos, porém, fica em quarto lugar por ter menos vitórias: 17 a 15. Entre os concorrentes pelo acesso, apenas o Coritiba, que tem um ponto a menos (60), ainda entra em campo na rodada e pode retomar a posição.
Já o Guarani, na 12ª posição, com 44 pontos, apenas cumpre tabela na reta final da competição. A equipe campineira está distante da briga pelo G-4 e já não corre nenhum risco de rebaixamento.
O primeiro tempo não teve muitas emoções. Precisando do resultado, o América tinha a responsabilidade de ditar o ritmo do jogo, mas não conseguia envolver o adversário. O time da casa, por sua vez, também apresentava dificuldades na construção das jogadas quando recuperava a posse de bola. Assim, as duas equipes se encaminharam para o intervalo com o empate sem gols persistindo no placar.
Na segunda etapa, o América teve de se soltar mais e partir para o ataque. Em uma das melhores jogadas da partida, Felipe Azevedo arriscou e exigiu bela defesa de Jefferson Paulino.
A pressão continuou até os 34 minutos, quando Vitão abriu o placar. Após bate-rebate e mais uma bela defesa de Jefferson Paulino no chute de Ademir, a bola sobrou para novo chute cruzado de Ademir. Na pequena área, houve o desvio do meia Vitão. A defesa campineira pediu impedimento, mas a posição era legal.
Os dois times voltam a campo no próximo sábado contra equipes já rebaixadas, para a disputa da última rodada da Série B. O Guarani visita o Londrina, no Estádio do Café, enquanto o América recebe o lanterna São Bento, no Independência.
FICHA TÉCNICA:
GUARANI 0 x 1 AMÉRICA-MG
GUARANI – Jefferson Paulino; Lenon (Pedro Acorsi), Bruno Silva, Luiz Gustavo e Bido; Felipe Guedes (Nando), Lucas Crispim, Arthur e Rondinelly; Davó (Renanzinho) e Diego Cardoso. Técnico: Thiago Carpini.
AMÉRICA-MG – Airton; Diego Ferreira, Lucas Kal, Ricardo Silva e Sávio; Zé Ricardo, Flávio (Marcelo Toscano), Juninho, Felipe Azevedo e Matheusinho (Ademir); Júnior Viçosa (Vitão). Técnico: Felipe Conceição.
GOL – Vitão, aos 34 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Jean Pierre Gonçalves Lima (RS).
CARTÕES AMARELOS – Pedro Acorsi, Bidu, Felipe Guedes e Diego Cardoso (Guarani); Diego Ferreira, Ricardo Silva e Vitão (América-MG).
RENDA – R$ 29.187,00.
PÚBLICO – 2.242 pagantes.
LOCAL – Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).