Hamburgo – O ciclista alemão Jan Ullrich, campeão da Volta da França em 1997, anunciou o encerramento de sua carreira, aos 33 anos. Ele seguirá ligado ao esporte, como consultor da equipe austríaca do Volksbank, mas decidiu penduras as sapatilhas por causa das constantes acusações de estar envolvido numa rede de doping na Espanha. ?Nunca realizei trapaças na carreira. Encerro a minha vida esportiva de maneira correta?, afirmou o alemão, único ciclista de seu país a vencer a principal prova de rua do esporte – além de somar cinco vice-campeonatos.
Apesar de negar envolvimento com doping, Ullrich foi proibido de disputar a última edição da Volta da França e acabou demitido da equipe T-Mobile. ?Meu nome foi condenado antes que houvesse julgamento. Até parece que sou um criminoso?, contou. ?Muitas pessoas fizeram seu nome em cima de minhha reputação.?
Segundo denúncias de autoridades espanholas, Ullrich fazia parte de uma rede de doping sanguíneo montada pelo médico Eufemiano Fuentes, em que mais de 50 atletas estariam envolvidos. ?Essas acusações pesaram muito na minha decisão?, revelou o ciclista.