Lucimar do Carmo |
Marco Nunes: ?Estamos engatinhando ainda nesse tipo de competição?. |
Tentar resgatar o enduro eqüestre no Paraná. Esse é o objetivo do diretor da Federação Paranaense de Hipismo (FPH) Marco Antonio Nunes. A entidade promove a quarta etapa da temporada amanhã, na Fazenda das Araucárias, em Piraquara.
O diretor explica que o enduro eqüestre é um esporte que possui a mesma competitividade das outras atividades hípicas. Sua origem está ligada nas provas de turismo rural em que cavalo e cavaleiro percorrem trilhas que variam de 15 a 160 quilômetros de distância. ?Esse esporte tem um bom potencial aqui no Paraná. Para essa prova, vamos realizar a modalidade de regularidade, com uma distância de 20 quilômetros para a categoria aberta (iniciantes) e 35 para os graduados. Ela se assemelha muito ao rali, em que não basta apenas ser rápido, tem que ser preciso e passar no tempo exato.? Ele comenta ainda que a prova foi dividida em três classes: jovem (até 16 anos), adulto (acima de 16 anos) e peso-pesado (acima de 85 quilos).
O diretor revela que o esporte pode ser praticado por toda a família. ?O interessante do enduro eqüestre é que ele pode ser praticado por todos os familiares, separados por categoria, mas com as mesmas condições de prova e ao mesmo tempo.?
Para praticar, Nunes revela que não é necessário ter um cavalo de raça. Mas ele faz um alerta. ?Para poder começar a prova, é necessário que o animal faça o exame de Anemia Infecciosa Eqüina (AIE) e dê negativo. Depois verificamos se o cavalo tem condições de realizar a prova. Certificamos-nos para que o bem-estar dele seja preservado?, garante.
O esporte existe no Brasil desde 1986, mas no Paraná ele é relativamente novo. ?Estamos engatinhando ainda nesse tipo de competição. Ele surgiu em meados dos anos 90, mas nunca de forma contínua. Desapareceu por um tempo, retornou, tornou a sumir e há pouco tempo resolvi abraçar essa idéia e torná-la definitiva?.
As inscrições para a prova custam R$ 100 e podem ser realizadas no Jockey Club e no momento da competição. A premiação será de troféus e medalhas do primeiro ao quinto colocado em cada categoria. A trilha começa e termina na Fazenda das Araucárias e a próxima prova será no dia 3 de setembro.
Mais informações nos telefones 9977-3838 ou 8882-4049, pelo e-mail enduroequestre-pr@hotmail.com e nos sites www.endurancebrasil.com.br, www.endurancerides.net e www.institutoendurobrasil.com.br.