Alviverde tem aproveitamento superior a 93%

O troféu de campeão já está garantido, mas o Campeonato Paranaense ainda reserva desafios para o Coritiba. No próximo domingo, o Coxa de 2011 vai entrar em campo, para enfrentar o Cianorte, com a chance de conquistar um lugar ao lado dos mais famosos esquadrões que já passaram pelos gramados do Paraná (veja quadros).

A até agora impecável campanha já serviu para o Coxa roubar do arquirrival uma marca histórica: o recorde de 11 vitórias consecutivas, que ficou por quase 60 anos com o Atlético de 1949 e foi superado pelo próprio Furacão, em 2008, foi agora fulminado pelo time de Edson Bastos, Rafinha, Marcos Aurélio e companhia.

Se não for derrotado na última rodada, o Coritiba sentirá novamente o gosto de ser campeão invicto. Feito raríssimo na história do estadual e só conquistado uma vez na era profissional: pelo próprio Coxa, em 2003. Antes, o último time a levantar o caneco sem derrota havia sido o Atlético do lendário goleiro Caju, em 1936.

A conquista do título invicto também dará ao Coritiba a terceira maior seqüência de jogos sem derrota em uma única edição do estadual. Com 22 partidas de invencibilidade, o Coritiba de 2011 ficará atrás somente do esquadrão coxa-branca de 1972 (24) e do até agora insuperável Atlético de 1982 (26).

Mas nenhum outro número traduz melhor a supremacia alviverde do que o aproveitamento superior a 93% dos pontos em disputa. Marca que coloca o Coxa atual ao lado de campeões do início do século 20, quando o número de jogos disputados era bem menor e apenas dois pontos eram conquistados com uma vitória.

De qualquer forma, o estadual de 2011 vai terminar com mais um feito alviverde: o de transformar um jogo que serviria apenas para cumprir tabela em uma partida que pode entrar para a história do futebol paranaense.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna