Rio – O espanhol Fernando Alonso conquistou, ontem, sua quarta vitória na temporada 2006 da Fórmula 1. Beneficiado pela punição sofrida por Michael Schumacher, da Ferrari, que largou dos boxes, o piloto da Renault venceu de ponta a ponta o GP de Mônaco, disputado nas ruas de Monte Carlo.
Esta foi a primeira vitória do atual campeão da categoria no tradicional circuito de Mônaco. E mais do que isto, ele chegou a 64 pontos, e sua vantagem em relação a Schumacher e pulou de 15 para 21 pontos.
O segundo colocado foi o colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, seguido por David Coulthard, da Red Bull.
Schumacher, que na véspera foi punido pela organização da prova, por ter parado seu carro na pista no final do treino de classificação, na tentativa de impedir que Alonso conquistasse a pole, fez uma corrida de recuperação. Conseguiu chegar em quinto, somando mais quatro pontos no campeonato.
A falta de sorte de Kimi Raikkonen, da McLaren, continuou flagrante na categoria. Ele fazia uma boa prova e lutava por um lugar no pódio, quando na volta 51, o motor de seu carro explodiu e ele ficou fora da corrida.
Rubens Barrichello, que também lutava por um lugar no pódio, foi penalizado na volta 63 por excesso de velocidade nos boxes e acabou caindo para a quinta posição. Felipe Massa foi o nono.