Rio de Janeiro (Ag. Placar) – O espanhol Fernando Alonso, da Renault, conquistou ontem a pole position para o Grande Prêmio do Brasil, que será disputado às 14h de hoje, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP).

continua após a publicidade

Líder do Mundial 2005 de Fórmula 1, com 25 pontos de vantagem sobre o finlandês Kimi Raikkonen, Alonso marcou o tempo de 1min11s988, e só precisa alcançar o pódio na prova para desbancar o brasileiro Emerson Fittipaldi como o mais jovem campeão do mundo da história.

O colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, larga em segundo lugar. O italiano Giancarlo Fisichella, companheiro de equipe de Alonso, e o britânico Jenson Button completam a segunda fila. Raikkonen, que fritou o pneu na freada do S do Senna em sua volta rápida, vai largar em quinto lugar.

Felipe Massa, da Sauber, é o melhor brasileiro no grid. Ele vai partir para a prova da oitava posição, mas garante que poderia ter feito melhor: ?Perdi um pouco de tempo no Pinheirinho, mas o importante é largar na melhor posição possível e tentar chegar nos pontos?, disse o piloto, que vai torcer pela chuva: ?Não é má idéia?.

continua após a publicidade

Já Rubens Barrichello, da Ferrari, vai largar na nona posição. Em sua despedida, em casa, pela equipe italiana – Rubinho pilotará pela BAR em 2006 – ele reclamou bastante da equipe.

?Meu carro estava muito bom pela manhã e, hoje à tarde (ontem), o carro ficou batendo muito no chão. Parece que o pessoal errou na pressão do pneu…?, disse o piloto.

continua após a publicidade

?É inaceitável uma situação dessa. Vou ter que brigar um pouquinho aqui dentro hoje para poder solucionar os problemas para amanhã. A gente está onde não deveria estar. Tínhamos chances de largar mais à frente?, explicou o brasileiro, contrariado.

Já Antônio Pizzonia, da Williams, vai largar em 14.º. ?Não fiquei satisfeito porque acabei cometendo um erro no setor intermediário, quando perdi centésimos. Mas estou com o carro bom pra corrida e espero fazer uma boa estratégia. Agora, temos que ver se vai chover?, disse o amazonense.

O japonês Takuma Sato, que marcou apenas um ponto no campeonato e já tinha perdido dez posições no grid de largada por ter acertado a traseira da Ferrari de Schumacher, no GP da Bélgica, disputado dia 11 de setembro, vai largar na última posição. Já o italiano Jarno Trulli, da Toyota, trocou o motor e largará na 17.ª posição.

Finlandês admite erro no S do Senna

Milton Pazzi Jr.

São Paulo (AE) – O finlandês Kimi Raikkonen admitiu, logo após o treino oficial para o grid de largada do GP Brasil de Fórmula 1, que errou na hora de frear na entrada da curva do S do Senna, o que lhe custou, possivelmente, a pole e o fez ficar apenas na quinta colocação. ?Realmente errei na entrada do S, mas o carro está com problemas de freio desde ontem (sexta-feira). Coincidiu também que naquele lugar a ondulação é maior?, contou o piloto da McLaren.

Mais feliz estava o brasileiro Felipe Massa, da Sauber, que conseguiu a oitava posição. ?Ficar entre os 10 primeiros está bom e era essa a minha meta. Agora, vamos tentar melhorar o acerto do carro para a corrida?, disse.

Massa se mostrou muito preocupado com a previsão do tempo, que indica grande possibilidade de chuva durante a corrida. ?O difícil aqui é que pode chover a qualquer instante. Tive muita dificuldade.?

A1

O brasileiro Nelsinho Piquet conseguiu, ontem, a pole para a etapa inaugural da A1 Grand Prix, no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra. O piloto da equipe brasileira foi o mais rápido em duas das quatro sessões e conseguiu a melhor média entre os 25 pilotos.