O espanhol Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1, disse nesta quinta-feira (11) que concorda com a punição de 25 segundos imposta a Lewis Hamilton no GP da Bélgica. O inglês da McLaren, que com a sanção caiu do primeiro para o terceiro lugar na prova, foi punido por obter vantagem ao cortar uma chicane, durante disputa pela liderança com Kimi Raikkonen.
“Eu concordo totalmente. Lewis levou vantagem fazendo aquilo. Se ele fizesse a chicane do jeito certo, jamais cruzaria a linha de chegada um metro atrás de Kimi. Ele perderia entre cinco e dez metros, e não conseguiria ultrapassar na primeira curva”, disse Alonso.
“Sempre se diz que, em casos como este, é preciso devolver a posição. Mas, quando devolver a posição, o piloto não pode ficar em vantagem com relação à curva anterior. Se você devolve, pega o vácuo e passa o adversário, então ainda levou vantagem pelo que fez antes”, explicou.
Antes de Alonso, o brasileiro Felipe Massa – que herdou a vitória em Spa-Francorchamps – e o italiano Jarno Trulli, da Toyota, também haviam se manifestado favoráveis à punição ao inglês.