O espanhol Nicolas Almagro superou o favoritismo do compatriota Fernando Verdasco para se garantir nas quartas de final de Roland Garros, nesta segunda-feira, em Paris. Ele venceu o rival por 3 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6, 6/1 e 6/4, para poder lutar por um lugar na semifinal.
Listado como 19.º favorito do Grand Slam francês, Almagro derrotou o sétimo cabeça de chave e agora terá pela frente mais um compatriota: Rafael Nadal, que bateu o brasileiro Thomaz Bellucci por 3 sets a 0 nesta segunda-feira.
Almagro comemorou nesta segunda a sua primeira vitória sobre Verdasco após amargar três derrotas em três jogos diante do compatriota. A última foi justamente na edição passada de Roland Garros, quando foi superado por 3 sets a 0. Antes disso, foi vencido por Verdasco nos torneios de Stuttgart, em 2005, e Kitzbuhel, em 2007, ambas as vezes também em confrontos realizados em piso de saibro.
Para finalmente derrotar o rival desta segunda-feira, Almagro mostrou força no fundo de quadra. Conquistou 40 winners (bolas vencedoras), contra apenas 22 de Verdasco, e também cometeu menos erros não-forçados: foram 25, contra 38 do compatriota.
Os números acabaram mascarando a ineficiência de Almagro no primeiro serviço, com o qual teve apenas 51% de aproveitamento. Ao mesmo tempo, porém, o tenista fez seis aces, contra apenas dois de Verdasco, que ainda amargou três duplas-faltas.