Em disputa contra o seu atual parceiro Emanuel, Alison conquistou neste domingo, pela primeira vez na sua carreira, o título de Rei da Praia em torneio disputado nas areias da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Na final, Alison atuou ao lado de Bruno e derrotou Emanuel, que jogou com Ricardo, por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/14. Os dois jogadores se classificaram para a decisão no sábado e tinham o direito de escolher o parceiro da final.
Alison precisou superar um jogador 12 anos mais experiente – tem apenas 25 – e que jogou com um antigo parceiro. Emanuel e Ricardo formaram uma das melhores duplas da história do vôlei de praia e, inclusive, foram campeões olímpicos em 2004, nos Jogos de Atenas, e faturaram a medalha de bronze em Pequim, em 2008, mas dessa vez não conseguiram vencer, apesar do entrosamento natural.
A vitória tem valor especial para Alison, nome que desponta no vôlei de praia. Isso porque ele superou Emanuel, um consagrado e experiente jogador, que além de ter um ouro olímpico, possui dois títulos mundiais, oito do Circuito Mundial e conquistou o Rei da Praia três vezes. Agora, os dois voltam a jogar juntos no Circuito Mundial e no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.