Os brasileiros Alison e Emanuel venceram nesta segunda-feira os poloneses Mariusz Prudel e Grzegorz Fijalek por 2 sets a 1 (21-17, 16-21 e 17-15), em 58 minutos, e se classificaram às semifinais do torneio masculino de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Londres.

continua após a publicidade

A partida de quartas de final na Horse Guards Parade foi mais complicada do que se poderia esperar. Os poloneses se mantiveram em vantagem em todos os sets, mais os brasileiros conseguiram reagir no primeiro e no terceiro e avançaram para enfrentar Jacob Gibb/Sean Rosenthal, dos Estados Unidos, ou Martins Plavins/Janis Smedins, da Polônia. O duelo por uma vaga na decisão já acontecerá nesta terça.

No primeiro set, Prudel e Fijalek não conseguiram abrir mais que dois pontos de diferença, mas ficaram à frente até fazerem 16 a 15. Mas aí Alison e Emanuel reagiram, sofreram apenas mais um ponto e fecharam em 21 a 17.

Na segunda parcial, no entanto, não houve como obter a virada. A dupla do Brasil passou à frente no placar apenas em 10 a 9, mas os poloneses retomaram rapidamente a dianteira e venceram por 21 a 16.

continua após a publicidade

O tie-break foi dramático desde o começo. Emanuel errava bastante, e os adversários se aproveitaram da situação para a 13 a 11 e ao match point em 14 a 13. Porém, o campeão olímpico de 2004 empatou com um bom ataque, e Alison virou em 15 a 14 com um ace. Prudel e Fijalek ainda tentaram um último suspiro, mas os brasileiros fecharam em 17 a 15.