Das cinco duplas brasileiras inscritas na chave masculina do Grand Slam de São Paulo, quatro estrearam com vitória nesta quarta-feira, na quadra montada no Parque Villa Lobos. A única derrotada foi Vitor Felipe/Evandro, que volta a jogar junta depois de, nas últimas duas etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, ter sido mesclada com Alison/Emanuel.
Jogando em casa, quatro das duplas brasileiras ficaram como cabeças de chave, teoricamente favoritas em seus grupos. Alison e Emanuel honraram esse favoritismo e, na estreia, venceram Hatch/Redmann, do Canadá, por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/12.
Vice-líderes do ranking mundial, Pedro Solberg e Bruno Schmidt também não tiveram problemas contra Cès A./Rowlandson, da França, vencendo em pouco mais de meia hora, com 21/13 e 21/15 no placar. Quase tão rápido foi o triunfo de Ricardo/Álvaro Filho sobre Kubala/Dumek (República Checa), com parciais de 21/17 e 21/10.
Estreantes em Grand Slams nesta temporada, Thiago e Oscar foram inscritos no qualifying pela primeira vez, furaram esta etapa na terça, e, nesta tarde, venceram os espanhóis Herrera e Gavira, cabeças do grupo, por 2 sets a 1, parciais de (17/21, 21/14 e 15/11).
Assim, a única derrota acabou sendo de Vitor Felipe e Evandro. Os jovens brasileiros foram surpreendidos por uma dupla do Chile, formada pelos irmãos Grimalt, em dois sets, parciais de 21/17 e 21/12. Nesta quinta, cada dupla faz mais dois jogos para encerrar a fase de grupos.