Pela primeira vez desde 2008, a Liga Mundial terá uma final sem a participação do Brasil. A Polônia, grande sensação da temporada, e os EUA, atuais campeões olímpicos, vão se enfrentar amanhã, às 14h45 (com SporTV2), em Sófia, na Bulgária.
Os poloneses, que venceram o Brasil em quatro dos cinco duelos entre as equipes neste ano e foram os responsáveis pela eliminação do time de Bernardinho, não enfrentaram dificuldade na semifinal. Bateram neste sábado a Bulgária, anfitriã da fase final da Liga, por 3 sets a 0 (25/23, 25/20 e 25/18). O grande destaque foi o ponteiro polonês Bartosz Kurek, que anotou 12 pontos.
Agora, a Polônia busca um título inédito. Seu melhor resultado na Liga Mundial foi obtido no ano passado, quando conquistou o bronze.
Já os americanos, que vão defender na Olimpíada de Londres o ouro conquistado em Pequim-2008, despacharam a jovem seleção cubana. Com grande atuação de Clay Stanley (17 pontos), os EUA venceram por 3 sets a 0 (25/23, 25/22 e 25/23).
Os americanos buscarão neste domingo o bicampeonato. Curiosamente, a primeira vez que conquistaram o título da Liga Mundial foi no Rio de Janeiro, em 2008, pouco antes de fazerem a campanha vitoriosa em Pequim, que se encerrou com a vitória sobre o Brasil na decisão olímpica.