O alemão Michael Schumacher conquistou ontem sua 6.ª vitória na temporada 2006 da F1, no GP da Itália, em Monza. Com o resultado, o piloto da Ferrari, tem agora 90 vitórias na carreira, foi para 106 pontos no campeonato e diminuiu para 2 pontos a diferença para o espanhol Fernando Alonso. Logo depois da corrida, Schumacher anunciou que se aposenta após o final da temporada
Em 2.º ficou o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, seguido pelo polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, que chegou ao pódio pela primeira vez após disputar a 3.ª prova como profissional. Por sua vez, Alonso, que largou na 10.ª posição por causa da punição, abandodou a prova faltando 10 voltas para o final, quando o motor de sua Renault explodiu. Rubens Barrichello, da Honda, foi o 6.º. Felipe Massa acabou em 9.º.
A vitória da Ferrari foi muito comemorada pela torcida, que compareceu em bom número em Monza para acompanhar a equipe italiana, já que ela poderá ter novos pilotos para a próxima temporada. Por sinal, Schumacher fez questão de comemorar o resultado ao lado dos mecânicos da Ferrari.
Na bronca
O diretor geral da Renault, Flávio Briatore, afirmou ontem que o Mundial de Pilotos desta temporada já está decidido em favor de Schumacher e que os membros da Federação Internacional de Automobilismo deveriam passar por uma investigação como a do futebol italiano, na qual grandes clubes acabaram punidos por manipularem partidas.
?Se trata de um campeonato já decidido na mesa. Com tudo o que está acontecendo na Fórmula 1, uma comparação com o futebol italiano me faz dar boas risadas.
?Hora de ver caras novas?
A Ferrari anunciou ontem, enquanto os pilotos subiam ao pódio de Monza, que o piloto alemão Michael Schumacher, 7 vezes campeão da F1, se aposentará após o GP do Brasil, que será disputado no dia 22 de outubro em Interlagos. Com isso, os pilotos da equipe para 2007 serão o fin-landês Kimi Raikkonen e o brasileiro Felipe Massa. O anúncio foi divulgado enquanto o hino alemão era tocado e cantado por Schumacher no pódio. Com o 1.º lugar em Monza, o alemão chegou a 90 vitórias na carreira. ?Não tenho palavras para explicar a minha reação. Vou me retirar no final do ano e esta corrida, em Monza, foi a última disputada por mim na Itália. Gostaria de agradecer a todos que sempre me apoiaram, principalmente a minha família e os companheiros da Ferrari. É a hora de novas caras para a categoria e tenho certeza de que Massa trará grandes vitórias para a equipe. Estou satisfeito com a chegada de Raikkonen.?