A Alemanha chega neste sábado ao Brasil para se instalar na pacata Santo André, uma vila próxima a Porto Seguro, na Bahia, que terá sua rotina alterada com a presença de uma das seleções favoritas ao título. Em busca das condições ideais de treinamento, a Federação Alemã de Futebol fez uma parceria com empresários para usar as instalações do Campo Bahia, empreendimento construído para o Mundial e que será utilizado como condomínio de luxo após a Copa.
Em uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados no litoral baiano, o centro de treinamento conta com 14 casas coletivas de dois andares com vista para o mar, totalizando 65 quartos. As habitações foram dispostas uma ao lado da outra, em formato circular, e no meio fica uma grande área de convivência, que conta com uma área de piscina de 700 metros quadrados, espaçosos salões para encontro e jantar, além de uma cozinha aberta.
O centro de treinamento ficou pronto em cinco meses de trabalho e, segundo os dirigentes alemães, foram usados cerca de 300 operários locais nas obras. “O Campo Bahia foi planejado e construído para se adaptar à natureza do lugar. Trouxemos empregos e ajudamos a melhorar a infraestrutura disponibilizando suprimento de água potável e colaborando com a gestão dos resíduos. Também implantamos uma tecnologia de informação e vamos dar apoio à uma escola local, sem contar a longa relação que manteremos com o orfanato do Padre Otto”, explica a entidade.
A construção foi acompanhada de perto pela secretária do meio ambiente de Santa Cruz de Cabrália. Por ser uma área de muita vegetação nativa, houve uma preocupação inicial quanto ao desmatamento. Segundo Mariléia Monteiro, houve um pedido para que a altura das casas não ultrapassasse a das palmeiras e que todas as árvores que tivessem de ser cortadas fossem replantadas em outro lugar. No início, a construção do empreendimento gerou algumas críticas sob o argumento de que haveria uma grande especulação imobiliária no local e que o impacto na região seria grande. Nesta semana, por exemplo, chegou ao Campo Bahia algumas turbinas para produzir energia a partir do vento.
É nesse cenário paradisíaco que a Alemanha inicia no Brasil sua tentativa de chegar ao tetracampeonato mundial. Além das instalações feitas sob medida para os jogadores, o centro de treinamento terá ainda campo oficial – distante cinco minutos a pé pela praia -, salas de massagem, fisioterapia, reunião e centro de imprensa.
O trunfo da Alemanha é a logística. O CT fica a 27 quilômetros do aeroporto de Porto Seguro e, para chegar lá, é preciso atravessar o rio João de Tiba de balsa, que estará à disposição da delegação. Outro fato é que em todas a partidas da seleção na primeira fase, em Salvador, Fortaleza e Recife, o tempo de voo é inferior a duas horas.