A construção do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na zona sul de São Paulo, está mais perto de se tornar realidade. Nesta quarta-feira, o governador Geraldo Alckmin anunciou a assinatura do contrato para o início daquele que promete ser o principal legado dos Jogos Paralímpicos de 2016 em termos de infraestrutura esportiva para os esportes adaptados.

continua após a publicidade

Pretendendo se tornar o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo, o CT, que ficará no Ipiranga, vai custar R$ 264,7 milhões e será construído pela OAS. A contratação, assinada por Alckmin na segunda, foi feita pelo Regime Diferenciado de Contratações públicas (RDC), que tem como finalidade agilizar obras ligadas à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016.

A construção é financiada pelos governos federal e estadual. O Centro de Treinamento, uma parceria com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), é parte do Plano Brasil Medalhas, do governo federal. A meta é que o Brasil fique entre os cinco primeiros do quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos do Rio/2016.

O CT deverá ficar pronto em 2015 e servirá para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções, além de formação de técnicos, árbitros e gestores e desenvolvimento de ciências do esporte. O centro de treinamento deve receber 15 modalidades.

continua após a publicidade