A segunda etapa da temporada 2012 da Copa Caixa Stock Car, que acontece neste fim de semana, em Curitiba, terá um significado especial para Alceu Feldmann. O piloto da Shell Racing vai completar 150 corridas na principal categoria do automobilismo brasileiro. O catarinense, que mora em Curitiba desde criança, é o piloto em atividade com o maior número de corridas ininterruptas na Stock Car.
Para coroar o fim de semana especial, Feldmann tentará sua segunda vitória na categoria – a primeira aconteceu no ano passado, em Santa Cruz do Sul (RS). O piloto do carro n.º 7 vai usar as informações colhidas durante os testes de pré-temporada, realizados há pouco mais de um mês nesta mesma pista, para buscar mais um bom resultado.
O último paranaense a conquistar uma vitória em Curitiba foi Rodrigo Sperafico, em 2007. Na ocasião, o piloto de Toledo quebrou um tabu de 16 anos sem conquistas de pilotos da casa. “O circuito recebe corridas de todas as principais categorias brasileiras e com o nível técnico dos pilotos da Stock Car é muito difícil ter alguma vantagem por correr em casa. Os únicos pontos positivos são: dormir em casa e contar com o apoio dos amigos e familiares”, argumenta Feldmann.
Com uma vitória, seis pódios e dois playoffs (2006 e 2008) na Stock Car, Alceu se considera abençoado. “Conciliar a vida de executivo com a de piloto não é fácil. Exige dedicação e muito preparo, pois a categoria tem um dos níveis técnicos mais elevados do mundo, reunindo os melhores pilotos do país. Além da parte competitiva, a Stock Car é uma segunda família para mim. Sempre fui muito bem tratado aqui e agradeço a todos os chefes de equipe, pilotos e pessoas da organização por esse respeito que têm por mim”, ressalta.
A etapa de Curitiba começa a ser disputada nesta sexta-feira, com dois treinos livres. No sábado acontece mais uma sessão e a tomada de tempos, que definirá o grid de largada. A corrida começa às 9h30 de domingo, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.