Dez anos depois, o lateral Alberto voltará a disputar um Campeonato Paranaense com a camisa rubro-negra. A última e única apresentação dele em estaduais foi na semifinal de 1999, quando o Atlético não conseguiu se classificar para a decisão do título que foi disputado entre os maiores rivais – Coritiba e Paraná Clube.

continua após a publicidade

Agora, em seu retorno, Alberto terá a responsabilidade de, juntamente com os companheiros, mudar o roteiro da história que participou e brigar pela conquista da taça que não vem para a Baixada há três anos.

O lateral, que inegavelmente tem qualidades técnicas e prestígio no Furacão, pouco pôde ajudar o clube desde que desembarcou no CT do Caju, no final de agosto de 2008.

A falta de uma preparação ideal, já que vinha de um tempo longo de inatividade, e a necessidade de ter que entrar logo para jogar fizeram com que o atleta sofresse com lesões e ficasse mais em tratamento no DM do que em campo.

continua após a publicidade

Sua estreia foi no Brasileirão 2008, exatamente na mesma partida que Geninho reiniciou seu trabalho no Atlético – contra a Portuguesa em 13 de setembro. Depois disso jogou apenas mais seis partidas, sendo substituído em algumas delas.

Ciente de que pode ser muito útil ao grupo, Alberto pretende fazer de 2009 um novo recomeço. E está treinando para isso. “Estou trabalhando forte para ter um ano com menos lesões, para pegar um ritmo legal, porque no ano passado eu não consegui jogar mais de três partidas seguidas. Neste ano, com uma boa pré-temporada, acredito que meu rendimento será bem melhor que no ano passado” afirmou.

Titular

continua após a publicidade

Sobre a disputa por vaga na equipe titular, Alberto comentou que o Atlético está bem servido na lateral-direita e que a decisão caberá a Geninho. O treinador não garantiu titularidade a ninguém neste início de temporada, mas Alberto é quem terá a primeira chance para mostrar seu futebol na ala-direita e, dependendo do rendimento, poderá assumir a camisa 2.

“O titular será aquele que aproveitar a oportunidade e se firmar. Temos opções para a lateral”, disse Geninho. Sobre Alberto analisou: “Espero que o Alberto tenha oportunidade de sequência, o que não aconteceu no ano passado. A preparação dele hoje é boa e está fazendo um trabalho equilibrado junto com o grupo. Vem treinando bem e espero que ele não conviva com os problemas de 2008”.

Concorrência real para Alberto somente do jovem Douglas Maia, já que Nei está em processo de recuperação após uma cirurgia no joelho e só deverá voltar aos coletivos em março. Zé Antônio disputa vaga no meio-campo, mas caso seja necessário pode voltar a atuar como ala improvisado.

Quanto ao posicionamento, Alberto acredita que se for mantido o esquema 3-5-2 nada mudará, apenas terá que ter mais atenção se o time atuar no meio-campo com apenas um volante.