Depois do zagueiro Paulo André iniciar a temporada como artilheiro, agora é a vez do volante Alan Bahia se destacar como matador.
Isso mesmo. Com o gol marcado diante do Cruzeiro, que valeu o ponto trazido de Belo Horizonte, o jogador chegou a três no Campeonato Brasileiro e já soma sete na temporada. Ele só perde para Pedro Oldoni, que balançou as redes oito vezes este ano. Nada mal para quem era apenas encarregado da marcação. Alan começa a reviver os tempos de juniores, quando tinha liberdade para criar e marcar.
?Fui bem na finalização de fora da área. Venho treinando os chutes no dia-a-dia com o professor Nílson Borges (auxiliar-técnico de Givanildo de Oliveira), lembrei disso e resolvi tentar. Fiquei muito feliz com o gol?, vibrou Alan Bahia. A vitória em casa, contra o Juventude no sábado passado, deu a tranqüilidade que o time precisava para conseguir bons resultados. ?Alguns jogadores estavam sem confiança, mas com a vitória que tivemos diante da nossa torcida, recuperamos. Temos que procurar manter esse ritmo, porque temos um jogo difícil no próximo domingo e precisamos vencer?, apontou.
Se depender dos petardos de Alan Bahia, Giva já tem até uma nova arma na equipe.
O novo posicionamento, com um pouco mais de liberdade para chegar ao ataque, traz de volta aquele Alan dos tempos de juniores. No sub-20 do Furacão, ele era o principal homem de meio-de-campo e também artilheiro. Condição que começa a retornar aos poucos com os três gols marcados diante de Botafogo, São Caetano e Cruzeiro e mais quatro no Paranaense. Os outros goleadores rubro-negros são Pedro Oldoni com oito e Paulo André e Dênis Marques, ambos com seis.
Time
Com Alan Bahia titular absoluto, o treinador rubro-negro realiza hoje o treino coletivo apronto para enfrentar o Palmeiras, domingo, às 16h, no Joaquim Américo. Para este confronto, Givanildo poderá contar com as voltas dos atacantes Dagoberto e Pedro Oldoni e do lateral-esquerdo Ivan, caso sejam liberados pelo departamento médico do clube. Outra possibilidade é a mudança de sistema tático, já que o 4-4-2 tem feito o time melhorar na segunda etapa e conseguir bons resultados.
Troca-troca com o Grêmio
O primeiro reforço do Atlético pós-Copa do Mundo poderá ser o atacante Pedro Júnior, de 19 anos, do Grêmio. Antigo sonho de consumo do Rubro-Negro, o jogador deverá ser envolvido numa transação com o Rubro-Negro como parte do pagamento do atacante Ilan, desejado pelo clube gaúcho e que tem 50% dos direitos federativos presos ainda na Baixada. Nenhuma das duas diretorias confirma a negociação, mas a falta de pontaria do Furacão na temporada poderá facilitar a vinda do artilheiro gremista.
Assediado há vários meses pelo Grêmio, Ilan está em Curitiba conversando com a diretoria do Atlético sobre seu futuro. Segundo William Dalli?gna, pai e procurador do atacante, a proposta dos gaúchos é boa, mas aquém do que os europeus estão oferecendo. No entanto, a possibilidade de voltar a atuar no Brasil pode fazer Ilan mudar de idéia. Para ter o jogador no Olímpico, os gremistas estão oferecendo Pedro Júnior para ter 50% dos direitos federativos de Ilan. Os outros 50% são do Sochaux, da França, que quer continuar com o atleta.
Se der certo o troca-troca, o Rubro-Negro contratará um antigo sonho. Nos tempos de Vila Nova/GO, a diretoria rubro-negra tentou trazer Pedro Júnior, mas perdeu a batalha para o Grêmio. No entanto, mesmo com os nove gols marcados na temporada (um deles deu o título do gauchão) não está convencendo o técnico Mano Menezes, que dá poucas oportunidades ao atleta.
Novo diretor
O novo diretor esportivo do Atlético, Marcos Moura Teixeira, deverá assumir o cargo na próxima semana. Na quarta-feira, ele se reuniu com Mário Celso Petraglia, presidente do conselho deliberativo, em Belo Horizonte, e acertou os últimos detalhes para vir para a Baixada. Contratado para preencher uma lacuna aberta desde 2002, ele será o responsável pelo elenco principal e pelas categorias de formação, além de poder estreitar as relações com a CBF, do primo Ricardo Teixeira.
?Já conversamos e só dependo do anúncio do Atlético. O momento que eles acharem melhor. Só depois disso é que poderei falar (sobre a função)?, revelou. De acordo com Teixeira, o mais provável é que esse anúncio fique para a próxima semana, devido à parada para a Copa do Mundo. A partir de segunda-feira, os jogadores deverão ser liberados para cerca de dez dias de férias, antes do retorno para a seqüência da temporada. Nesse período, o novo dirigente irá se ambientar ao clube e iniciar seu trabalho.