Campeão olímpico dos 100 metros livres, Alain Bernard não vai participar da prova no Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, depois de fracassar na tentativa de se classificar durante a seletiva francesa. Bernard terminou em quarto lugar na final da prova, válida pelo Campeonato Francês, vencida por Fabien Gilot por 48s34, logo à frente de William Meynard, que também se classificou para o Mundial com o tempo de 48s57.
Yannick Agnel, com o tempo de 48s59, também superou Bernard na disputa dos 100 metros livres. O tempo da vitória de Gilot foi o melhor do ano na prova, assim como o dos quatro primeiros colocados, incluindo o de Bernard, que registrou o 48s71. O melhor tempo de 2011 era de Gilot, com 48s82. “Quando eu olhei os tempos, eu percebi que foi uma corrida muito rápida”, afirmou Gilot.
O Mundial de Desportos Aquáticos acontecerá entre os dias 16 e 31 de julho, na cidade de Xangai, na China. Na quarta-feira, Bernard se classificou para a prova dos 50 metros livre ao terminar a prova no Campeonato Francês em segundo lugar, atrás de Frederick Bousquet.