esportes

Ainda na metade, 4 ligas na Europa estão quase definidas; Itália tem equilíbrio

O ano de 2018 mal começou e os campeonatos europeus já estão com seus campeões praticamente definidos. Dos cinco principais torneios do Velho Continente, quatro já podem ter pôsteres e faixas produzidos para serem comercializados daqui a algumas semanas com as cores dos times que ostentam atualmente os primeiros lugares nas tabelas de classificação.

Guardadas as devidas proporções, o Manchester City impõe um domínio já na 22.ª rodada do Campeonato Inglês que faz lembrar a campanha do Corinthians do técnico Fábio Carille no Campeonato Brasileiro do ano passado. Com 20 vitórias e dois empates, a equipe de Pep Guardiola acumula impressionantes 62 pontos. Gabriel Jesus – que está machucado e só deve voltar à ativa em março – e companhia já balançaram as redes 64 vezes e a defesa só foi vazada em 13 oportunidades.

Enquanto o campeão brasileiro de 2017 ganhou 15 jogos e teve quatro empates no primeiro turno, o Manchester City venceu 18 dos 19 jogos no mesmo período da “Premier League”.

Campeão pela última vez na temporada 2013/2014, o Manchester City tem uma vantagem de 15 pontos para o rival Manchester United, 16 para o Chelsea e 18 para o Liverpool. E só restam 16 rodadas pela frente. O lado azul de Manchester tem tudo para festejar o quinto título de sua história.

Na Alemanha, o Bayern de Munique administra 11 pontos de vantagem sobre o Schalke 04 (41 a 30) ao final de 17 das 34 rodadas. Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e RB Leipzig têm 28 cada e não demonstram força para buscar uma arrancada histórica.

A equipe de Munique, historicamente muito regular, soma 13 vitórias, dois empates e duas derrotas. O ataque marcou 37 gols, enquanto que a defesa sofreu apenas 11. Somente uma reviravolta muito grande para que a taça não vá para a cidade da Baviera pela sexta vez consecutiva e pela 28.ª na história.

IMPERFEITO – O Real Madrid não deverá repetir nesta temporada a campanha perfeita de 2016/2017, pois no Campeonato Espanhol o time campeão mundial de Cristiano Ronaldo deixou o rival Barcelona disparar na frente. São 16 pontos de desvantagem (48 a 32), com o detalhe de já ter perdido o confronto direto em pleno estádio Santiago Bernabéu, em Madri, por 3 a 0 no primeiro turno. Neste domingo, os merengues só empataram com o Celta.

Caracterizado pelos grandes ataques formados em sua história, o Barcelona nesta temporada também se destaca pelo ótimo desempenho da defesa, que só sofreu sete gols até agora. Messi e Suárez lideram o ataque, que já atingiu a marca de 48 gols no campeonato.

Assim como o Manchester City, o time catalão ainda não foi derrotado pelos adversários nacionais. Caso o título seja ratificado nas próximas semanas, o Barcelona volta a diminuir a vantagem do Real Madrid em número de conquistas da “La Liga”, que atualmente está em 33 a 24.

Na França, o Paris Saint-Germain desfruta de ótima campanha muito graças ao trio de ataque formado por Neymar, Cavani e Mbappé, autor de 25 dos 58 gols em 19 jogos. Com 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, o PSG, que busca o sétimo título nacional, tem 50 pontos, nove a mais que os tradicionais rivais Monaco e Lyon.

Comprado por inacreditáveis 222 milhões de euros junto ao Barcelona, Neymar está muito próximo de cumprir a primeira missão na França. Com o título praticamente garantido, o astro brasileiro e seus companheiros terão mais tranquilidade para buscar o tão sonhado título da Liga dos Campeões da Europa. O problema é que seus principais adversários também deverão estar na mesma situação.

EQUILÍBRIO – O Campeonato Italiano desperta grande interesse por causa da acirrada disputa entre Napoli e Juventus, após 20 rodadas. Apenas um ponto separa os rivais (51 a 50) na tabela de classificação, com o detalhe de que o time de Turim obteve importante triunfo em Nápoles por 1 a 0, com gol de Higuaín, que marcou diante de sua ex-equipe, e agora irá receber o concorrente ao título em casa no returno.

O desempenho dos times é semelhante nos gols, tanto marcados quanto sofridos. O Napoli anotou 44 gols e sofreu 13, enquanto que a Juventus balançou as redes 49 vezes e teve a defesa vazada em 15 oportunidades. A equipe de Nápoles quer encerrar um hegemonia do time de Turim, que conquistou os últimos seis campeonatos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo