Confirmando o bom desempenho da primeira corrida da temporada, o piloto Allam Khodair foi o mais rápido entre os 42 concorrentes no único treino livre da Stock Car no Autódromo Internacional de Curitiba, na manhã desta sexta-feira. Ele foi cronometrado em 1min21s591 (média de 163,03 km/h), apenas 96 milésimos de segundo à frente do carioca Duda Pamplona, o segundo mais rápido. Vencedor da primeira prova do ano, o carioca Cacá Bueno ficou à terceira marca, enquanto o paulista Giuliano Losacco, atual campeão, ficou com o quarto tempo. "Foi um bom começo de trabalho. Vamos tentar manter esta performance para brigar pelo melhor tempo no treino de classificação de hoje", planeja Khodair, para a primeira tomada de tempos que será realizada logo mais, a partir das 15h30. A segunda etapa do Campeonato Brasileiro será realizada neste domingo, a partir das 13h, com transmissão ao vivo pelo canal SporTv.
Com a nova programação da Stock Car, os pilotos tiveram um treino livre na manhã desta sexta-feira, para acertarem os seus carros para os treinos de classificação. "Mexemos um pouco no Astra para fazer algumas experiências, e conseguimos melhorar o conjunto. Como o carro ainda está saindo bastante de frente, vamos fazer mais uma modificação para o momento em que eu for calçar os pneus novos", explicou Allam Khodair. "Aqui em Curitiba é mais importante largar na frente do que lá em Interlagos. Por isso, vamos trabalhar para fazer um bom tempo, para tentar garantir uma posição para a superclassificação", define o piloto. O segundo treino de classificação será realizado no sábado, às 8h30.
Sperafico
É tradição do automobilismo paranaense revelar bons pilotos. Nos últimos anos, eles invadiram a Stock Car com uma verdadeira legião. São sete representantes disputando regularmente a atual temporada. Mesmo assim, permanece de pé um dos maiores tabus da categoria. A última vitória de um piloto local no circuito de Curitiba foi há quase quinze anos, quando Ângelo Giombelli ganhou a prova de 1991, em parceria com Ingo Hoffmann. É com a missão de pôr fim ao histórico negativo que os paranaenses vão alinhar no grid para a segunda etapa do campeonato, que será disputada neste domingo, às 13h, em Curitiba.
Na lista de candidatos à quebra do tabu, quem aparece com mais destaque é Rodrigo Sperafico, que faz sua segunda temporada na categoria pela equipe JF Racing. Depois de subir ao pódio na prova de abertura do campeonato, em Interlagos (SP), ele é o paranaense melhor colocado na tabela de classificação, em terceiro lugar, com 16 pontos. O líder, Cacá Bueno, tem 25.
Stock Car Júnior
A renovada Stock Car chega a Curitiba trazendo na bagagem uma novata. É a Stock Jr., a mais recente categoria do automobilismo nacional, que passou a integrar a programação da categoria neste ano e pela primeira vez fará uma corrida no circuito paranaense. Criada para funcionar com o primeiro degrau na trajetória do piloto dentro do evento, a Stock Jr. trouxe para as pistas boas revelações do kart, pilotos que estavam se destacando em outras categorias e até mesmo alguns nomes que fizeram sucesso na última década. Tudo porque existe a divisão de duas classes no mesmo grid: Pró, para os mais jovens, e Máster, para quem já passou dos 35 anos de idade.
A expectativa dos organizadores, de reunir os mais diferentes tipos de pilotos, foi confirmada logo na primeira etapa. Um dos destaques foi o retorno do paulista Linneu Linardi, que estava afastado do automobilismo há cinco anos, depois de fazer carreira internacional na Fórmula 3 Sul-Americana e Fórmula 2000 Canadense. Ele aproveitou a Stock Jr. para voltar às pistas e encerrou a primeira rodada dupla do ano liderando a competição pela classe Máster.