Sai o tapetão, entra a pista. É no asfalto do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, que começa a decisão da Copa Nextel Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro.
Hoje acontecem os treinos livres, agora com a definição dos pilotos que disputarão a decisão da temporada (os playoffs). E Popó Bueno ficou com a última vaga na decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
O julgamento aconteceu ontem, no Rio de Janeiro. Antônio Jorge Neto, Allam Khodair e principalmente Luciano Burti, que dependia dos pontos da prova de Brasília (onde os três pilotos foram penalizados), tiveram um breve momento de animação quando o STJD permitiu que o recurso fosse julgado – contrariando a decisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que afirmara que o pedido tinha sido feito fora do prazo.
Entretanto, a alegria terminou quando o tribunal decidiu não acatar o recurso dos três pilotos, que tiveram os pontos de Brasília perdidos. Assim, muda-se a classificação e a lista do playoff: Allam Khodair cai para a oitava posição, sendo passado por Giuliano Losacco e Átila Abreu; e Popó Bueno herda a vaga de Luciano Burti na decisão.
Assim, ficou definida a turma de pilotos que vai disputar o título de 2008 da Stock Car: Marcos Gomes, Ricardo Maurício, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Valdeno Brito, Átila Abreu, Giuliano Losacco, Allam Khodair, Alceu Feldmann e Popó Bueno. Destaque para Cacá e Popó – pela primeira vez dois irmãos (e logo os mais famosos, os filhos do locutor Galvão Bueno, da TV Globo) participam do playoff.
O único paranaense é Alceu Feldmann. Ele conquistou títulos em campeonatos regionais de velocidade na terra e asfalto. Estreou na Stock em 2000 e subiu seis vezes no pódio, mas não venceu ainda na categoria.
Nesta temporada, pontuou em seis das oito etapas da primeira fase, e praticamente garantiu a vaga com a decisão de correr com pneus para pista seca na “Corrida do Milhão”, em Jacarepaguá, quando o asfalto ainda estava molhado.
O fato do playoff começar em Curitiba dá uma motivação extra. “Correr em casa numa prova dessas é gratificante e, ao mesmo tempo, um desafio enorme. Espero não decepcionar a torcida”, diz.
Em relação ao título, que não é paranaense desde a conquista de David Muffato em 2003, Feldmann é otimista. “Não estar entre os favoritos é ótimo, pois corro sem pressão.
Sei que é um sonho distante, mas nunca deixarei de lutar por essa taça, pois o automobilismo, assim como a maioria dos esportes, é imprevisível. Além disso, só alcança o sucesso quem acredita em Deus. E essa fé não me falta”, completa.
Os principais candidatos ao título são Marcos Gomes, Ricardo Maurício, Thiago Camilo e o atual bicampeão Cacá Bueno. Eles foram os que mais pontuaram na primeira fase. Marquinhos e Ricardinho, com carros preparados por Andreas Mattheis, dominaram a temporada até o momento.
Thiago é considerado o piloto mais rápido do momento. Mas Cacá, com a experiência dos dois títulos, está pronto para a luta. “A partir de agora vamos arriscar tudo”, diz ele.
Agenda
A primeira sessão de treinos livres está marcada para as 9h45, com duração de uma hora e meia e limite de 24 voltas por carro. A segunda, com o mesmo formato, será realizada das 14h45 às 16h15. Amanhã, às 11h10, acontece o treino classificatório, e a corrida está marcada para as 11h de domingo.