Comandada pelo técnico brasileiro Joel Santana, a África do Sul conseguiu neste sábado uma vitória nos acréscimos sobre a Noruega, em amistoso realizado no estádio reformado de Rustenburg, uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2010. O time sul-africano encontrou dificuldade para superar o adversário, lanterna do Grupo 9 nas Eliminatórias Europeias, mas no fim venceu por 2 a 1.
No jogo deste sábado, a África do Sul tentava reverter um retrospecto completamente desfavorável nos confrontos contra os noruegueses – com a vitória em Rustenburg, são seis triunfos em 27 partidas disputadas. Para isso, Bernard Parker abriu o placar para os anfitriões logo aos sete minutos de jogo. Mas o empate da Noruega não demorou a sair. Aos 27 da primeira etapa, o meia Pedersen, do clube inglês Blackburn Rovers, deixou tudo igual no amistoso.
O time de Joel Santana tentou pressionar no segundo tempo para arrancar a vitória, mas a partida parecia ficar mesmo no empate por 1 a 1. Já aos 47 minutos da etapa final, Siphiwe Tshabalala acabou por decidir o confronto. Em um lance isolado, ele acertou um chute de longe e decretou a virada da África do Sul, ajudando também o técnico brasileiro, que segue com um retrospecto satisfatório nas últimas partidas.