As chances do nadador americano Michael Phelps de conquistar oito medalhas de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, na Austrália, acabaram neste domingo com a desqualificação da equipe americana no revezamento 4x100m medley.

continua após a publicidade

Com seis medalhas de ouro conquistadas e perto de ganhar mais uma nos 400 metros medley, Phelps só dependia de uma vitória de sua equipe para ganhar a oitava medalha, uma conquista sem precedentes na história da natação.

Os norte-americanos eram os favoritos para vencer a prova. Em oito dias de competição, o grupo conquistou 17 medalhas de ouro e bateu dez recordes mundiais. Mas as esperanças de Phelps caíram por terra quando o nadador Butterfluer Ian Crocker saltou antes de seu companheiro Scott Usher completar sua participação, o que custou aos Estados Unidos a desclassificação.

Duas horas antes, Phelps tinha conseguido o melhor tempo na prova dos 400 metros medley, com 4min12s1, ficando à frente do italiano Luca Marin, com 4min13s33, e do tunisiano Oussma Mellouli, com 4min13s44.

continua após a publicidade