Surgido em 2004 via prefeitura de Lucas do Rio Verde a convite da Federação Matogrossense de Futebol, o Luverdense-MT foi criado para a disputa do campeonato estadual e logo fez sucesso. São apenas seis anos de vida completados no último dia 24 de janeiro, mas com títulos para deixar orgulhosos os moradores da região norte do Mato Grosso. O time ganhou duas vezes a Copa do Governador e também duas vezes o estadual sub-20 antes de se sagrar vencedor do Campeonato Matogrossense do ano passado, que valeu a vaga na Copa do Brasil deste ano.
Ao mesmo tempo em que a equipe foi fundada, a prefeitura também inaugurou o Estádio Municipal Passo das Emas. O local tem capacidade para seis mil espectadores, mas a direção da Luverdense colocou apenas 4,5 mil bilhetes à venda a R$ 20 cada um. O local do jogo, curiosamente, é mais conhecido de maneira errônea (ou seria a certa) e até a CBF e FMF fazem confusão e o chamam de Passos da Ema. Uma confusão que ninguém sabe explicar ao certo já que a prefeitura também grafa o nome do local das duas maneiras, dependendo de onde o estádio seja citado dentro do site da cidade.
Assim como o clube, o município não é tão antigo. Surgiu com a construção da rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) e que foi crescendo até virar cidade em 4 de julho de 1988. Atualmente, Lucas do Rio Verde conta com cerca de 35 mil habitantes e o nome vem de uma homenagem ao seringalista e desbravador dos sertões Francisco Lucas de Barros e ao Rio Verde, que corta o município. No momento, a cidade está na estação chuvosa e o Coritiba, assim como os torcedores que forem acompanhar a partida, sofrerão com a umidade acima de 86%.