Adversária do Brasil na próxima terça-feira, no amistoso de despedida do atacante Ronaldo, a Romênia venceu a Bósnia por 3 a 0 em Bucareste, nesta sexta-feira, pela sexta rodada do grupo D das Eliminatórias da Eurocopa 2012.
Esta foi apenas a segunda vitória da Romênia na competição, a segunda seguida. Em março, o time romeno havia vencido Luxemburgo, também em casa, por 3 a 1. O adversário do Brasil ainda empatou com Albânia e Bielo-Rússia e perdeu para a França por 2 a 0, em Paris.
Mutu, da Fiorentina, e Marica, do Stuttgart, duas vezes, marcaram os gols da vitória romena. Cristian Sãpunaru ainda perdeu um pênalti aos 50 minutos da segunda etapa.
Com a vitória, a Romênia subiu apenas uma posição, indo para terceiro do seu grupo. Isso porque a França voltou a vacilar e só empatou em 1 a 1 com a Bielo-Rússia. Abidal, contra, aos 20 minutos do primeiro tempo, e Malouda, logo em seguida, marcaram.
A França lidera com 13 pontos em seis jogos. A Bielo-Rússia tem nove, seguida de perto pela Romênia e pela Albânia, com oito. A seleção albanesa, porém, só fez cinco jogos. A Bósnia tem sete e Luxemburgo apenas um.
Apenas o primeiro de cada chave e o melhor segundo colocado de todos os grupos vão diretamente à fase final da Eurocopa, que será realizada na Polônia e na Ucrânia. As quatro vagas restantes serão disputadas em mata-mata pelos outros oito segundos colocados de seus grupos.