Adriano ganha chance na seleção brasileira

O sonho foi concretizado. O lateral-esquerdo Adriano foi convocado ontem para a seleção brasileira que disputará, a partir de 8 de julho, a Copa América, no Peru.

É o desfecho sonhado pelo jogador do Coritiba, mas não da forma que planejara no início da temporada. Na sua idéia, ele estaria agora se preparando para disputar os Jogos Olímpicos em Atenas. Mas como a seleção nem se classificou, ele ganha um grande “alento”.

Não se esperava mais alguma convocação, apesar de Adriano ter rondado a lista de Carlos Alberto Parreira desde o anúncio da liberação dos principais titulares da Copa América (entre eles, o titular da lateral-esquerda, Roberto Carlos). Mas Gilberto, do São Caetano, acabou cortado, o que abriu a chance para Adriano. “Eu fiquei surpreso. Estava treinando, e recebi a notícia de vocês (da imprensa). Fiquei até emocionado”, conta ele.

Assim como seus companheiros. “É mesmo? Quando ele foi convocado”, chegou a dizer o centroavante Tuta, que estava treinando ao lado do lateral. O capitão Reginaldo Nascimento foi o primeiro a cumprimentar Adriano, que depois chegou a ser saudado com palmas pelos jogadores do Coxa. “É muito legal saber que eu estava sendo observado, e que o professor Parreira acredita em mim”, festeja o jogador, de apenas 19 anos, um dos mais novos do grupo que vai ao Peru.

É sabido que Adriano é um dos ?xodós? de Parreira desde os tempos em que ele treinava o Corinthians. Mas, além disso, um ?apoio? pode ter sido fundamental – o de Antônio Lopes, amigo do técnico da seleção e um dos principais interlocutores do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. “Não tive nenhuma participação. É mérito total do Adriano, que está jogando bem há muito tempo, e estava por merecer uma convocação”, comenta o treinador alviverde.

Com a convocação, Adriano aplaca a tristeza de não ter sido convocado para o pré-olímpico, que aconteceu logo após a conquista do Mundial Sub-20, nos Emirados Árabes Unidos. “Eu fiquei chateado, mas sabia que poderia ter outras oportunidades, desde que eu trabalhasse para isso. Foi o que eu fiz”, diz o lateral-esquerdo, que disputará posição com Gustavo Nery, do São Paulo. E um bom trabalho na Copa América abre as portas para as eliminatórias da Copa do Mundo. “É isso que pretendo fazer. Treinar muito, jogar, ajudar a seleção e mostrar meu futebol”, finaliza.

Dos juvenis à seleção em duas temporadas

Adriano Correa Claro, de 19 anos, ganha a maior chance da carreira com a convocação para a seleção brasileira que vai disputar a Copa América. É o ponto mais alto da vida de um jogador ?precoce?. Há dois anos, ele ainda estava no time juvenil do Coritiba – a rápida ascensão do lateral-esquerdo surpreendeu muitos, mas não quem o acompanhava desde quando ele chegou ao Alto da Glória.

E um dos primeiros a dar atenção a ele foi o técnico Paulo Bonamigo (hoje no Atlético-MG). Em junho de 2002, Adriano foi convocado para o time profissional que disputaria amistosos contra Olimpia e Internacional. O lateral se destacou, e rapidamente conquistou a posição de titular, desbancando o então jogador mais badalado do elenco, Sérgio Manoel, hoje no Figueirense.

Aparecendo no time profissional do Coxa, Adriano foi constantemente chamado pelas seleções brasileiras de base, e chegou-se até a ser especulada uma convocação para o elenco profissional. Antes, entretanto, o lateral participou das seleções sub-20 e sub-23, que era considerado o time “olímpico”, que participaria do torneio classificatório no Chile. Os planos dele eram, neste ano, disputar as Olimpíadas e chegar à equipe principal.

Adriano foi convocado para esta seleção em junho de 2003, para a disputa da Copa Ouro, que aconteceu no México. Ele foi titular da equipe em toda a competição, mas seu rendimento foi mediano. Tanto que, por isso, o lateral acabou não sendo chamado para o pré-olímpico. Em contrapartida, houve a convocação para o Mundial Sub-20, nos Emirados Árabes. Adriano também foi titular na competição, conquistada pela seleção brasileira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo