De contrato renovado até 2017 com o Barcelona, o lateral-esquer-do Adriano, 28 anos, está valorizado no clube catalão. Sua nova cláusula de rescisória subiu para 90 milhões de euros – aproximadamente R$ 234 milhões. A garantia de mais quatro anos em uma das potências do futebol mundial lhe permite, também, pensar com calma no futuro.

continua após a publicidade

Após 2017, quando estará com 34 anos, Adriano projeta ficar pelo menos mais uma temporada no Velho Continente, mesmo saindo do Barcelona. Porém, faz planos para voltar a atuar no Brasil. E, a exemplo de Alex, planeja atuar no Coritiba. “Tenho a intenção de jogar no Brasil mais tarde e, voltando, sem dúvida o Coritiba seria uma excelente opção. Tenho muito carinho por esse clube e pelo tempo que joguei ali”, diz Adriano, sobre o clube que o revelou.

No entanto, o Coxa é futuro. O presente para Adriano é se preparar para atuar ao lado de Neymar. “Todos no clube ficaram muito satisfeitos por ele ter escolhido vir ao Barcelona. Só tiveram palavras de elogios para o Neymar. Ele sera muito bem recebido aqui. Terá o apoio de todos para que se adapte o mais rápido possível”, avalia.

Adriano considera que Neymar só tem a ganhar atuando pelo Barcelona. “Acredito que a chegada dele é boa para o Barça, e é boa para ele. Será muito importante para o Neymar, já que irá aprender muito e desse modo melhorar como jogador. Algo que será favorável também para a Seleção Brasileira”, diz.

continua após a publicidade

Aliás, sobre Seleção, Adriano afirma ter ficado frustrado por não ser mais convocado. “Confesso que tinha esperanças de jogar a Copa das Confederações e no início fiquei um pouco chateado. Mas quero ir para as minhas férias tranquilo, descansar bastante ao lado da minha família. Quero renovar as energias, por que a próxima temporada será decisiva para quem deseja jogar a Copa do Mundo. Quero voltar a fazer um bom trabalho para conseguir novas oportunidades com a Seleção Brasileira”, completa.

Mesmo assim, Adriano diz confiar numa boa participação do Brasil na Copa das Confederações. “Sempre disse que confio nesse grupo e nessa comissão técnica. São todos jogadores de muita qualidade e a experiência do técnico Felipão pesa muito. Pela amizade que tenho com os companheiros que ali estão, e também por ser brasileiro, desejo que sejam campeões. Mas penso que o mais importante serão os dias que terão para melhorar o entrosamento. Essa competição será muito importante nesse sentido, já que o fundamental é a Copa do Mundo”, conclui.

continua após a publicidade

Mais promessa

Outro ex-jogador do Coritiba que promete retornar ao clube quando encerrar seu ciclo na Europa é o zagueiro Miranda. Da mesma geração de Adriano, o jogador seguiu os passos do antigo companheiro e também atua no futebol espanhol, onde defende o Atlético de Madri. Ídolo por lá, Miranda recentemente marcou o gol que deu o título da Copa do Rei – torneio equivalente à Copa do Brasil – ao clube Colchonero. Foi justamente na casa do maior rival, o Real Madrid. De quebra, o zagueiro ainda pôs fim a um jejum de 14 anos sem vitórias dos atleticanos sobre o time madrilenho. Em entrevista ao programa Bate Bola, da ESPN Brasil, Miranda afirmou que existe a chance de voltar a vestir a camisa alviverde num futuro regresso ao futebol brasileiro. “Se um dia eu voltar pro Brasil, meus dois times do coração são o Coritiba e o São Paulo. Os dois clubes que defendi no Brasil e que eu tenho um carinho muito grande”, disse.