A seleção brasileira feminina de basquete deverá ter mais um desfalque importante para a disputa do Campeonato Sul-Americano, a partir do dia 20 de maio, na Venezuela. A armadora Adrianinha, uma das mais experientes entre as convocadas, se apresentou nesta segunda-feira ao técnico Antonio Carlos Barbosa com uma lesão no tendão de Aquiles direito.
“Ela inicialmente terá uma preparação separada e individualizada visando a recuperação completa da lesão. Nessas primeiras semanas vamos fazer uma transição da parte da piscina para a de quadra e depois inteirar com o restante das atletas. Por último, voltar a disputar os jogos”, explicou o técnico da seleção, Jorge Luiz Fernandes. De acordo com ele, além da rotura parcial do tendão de Aquiles, a armadora sofreu uma lesão miotendínea do gatrocnêmio na mesma perna.
A prioridade, nesse momento, é prepará-la para os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. “Não quero dar um prazo ainda de quanto tempo levaria essa total recuperação, mas o objetivo é que ela esteja pronta para a segunda etapa de preparação, no mês de junho e julho. O objetivo é chegar 100% na Olimpíada”, contou Oliva Junior.
Adrianinha é, junto com o Iziane, um dos destaques da equipe convocada para o Sul-Americano. Das 15 chamadas, três serão cortadas. Depois, essa deve ser a base do elenco que participará dos Jogos do Rio, quando Clarissa, Erika e Damiris, todas pivôs, estarão à disposição de Barbosa.
“Essa é a nossa primeira etapa da preparação, um laboratório. Ainda não é uma convocação definitiva para a Olimpíada. Vamos inserir as jogadoras que atuam na WNBA, além de outras que não foram chamadas, mas ainda podem aparecer”, adiantou Barbosa.
Antes de viajar para o Sul-Americano, em Barquisimeto, a seleção brasileira irá disputar três amistosos contra Cuba. Os jogos serão nos dias 12, 14 e 15 de maio. O primeiro em Recife e os dois seguintes no ginásio do clube Arena Concórdia, em Campinas, onde o time treinará diariamente a partir de terça-feira.