Novo técnico do Corinthians, Adílson Batista foi apresentado nesta terça-feira no Parque São Jorge e prometeu dar sequência ao trabalho de Mano Menezes, que deixou o clube para assumir a seleção brasileira. Campeão do Mundial de Clubes de 2000, o ex-jogador comemorou o retorno ao clube que lidera o Campeonato Brasileiro.
“É uma satisfação voltar para um clube onde trabalhei, como o Grêmio e o Cruzeiro”, afirmou. “Acredito no trabalho, na dedicação, no ambiente, na qualidade, na estrutura, na torcida. Espero que o time tenha organização, disciplina, as liberdades que a gente precisa. Vai ser um time parecido, vou dar sequência ao trabalho do Mano”, completou.
Adílson revelou que o acerto com o Corinthians aconteceu rapidamente. “Conversei com o Mário [Gobbi, diretor de futebol do Corinthians] no sábado, por volta das 2 horas da tarde, precisava conversar com minha comissão, com profissionais. Dez, 11 horas da noite voltei a ligar e concordei com a proposta”, disse.
O novo treinador corintiano comemorou o reencontro com Ronaldo, com quem jogou junto no Cruzeiro e prometeu ajudá-lo a se recuperar. “A convivência foi no Cruzeiro. Era um menino surgindo, que treinava com a gente, com o Pinheiro e o Carlos Alberto Silva. A gente já via um menino diferente, eu estava voltando de lesão, trabalhei muito com ele e víamos um potencial que se confirmou. Depois, jogamos contra, ele seguiu a vida e eu fiquei acompanhando e torcendo de longe, com carinho e respeito. Vou tratar com respeito, tentar ajudá-lo a melhorar”, disse.
Apesar de ter contrato com o Corinthians até 2011, Adílson evita pensar em uma futura Libertadores e afirmou que a sua concentração está na luta pelo título nacional. “A gente precisa pensar no hoje. No final do ano veremos o que vamos disputar em 2011 e o objetivo agora é o topo, o titulo brasileiro. Sei que o contrato termina no fim de 2011, mas preciso vivenciar primeiro esses cinco meses”, comentou.
Adílson minimizou os riscos de estrear em um clássico contra o Palmeiras e revelou admiração por Luiz Felipe Scolari, técnico do adversário de domingo. “Um clássico é sempre importante. Eles têm um treinador que tenho muita admiração. Faz parte do futebol, temos que trabalhar para vencer o Palmeiras. Não tem como escolher adversário”, disse.
O treinador espera contar com o volante Edu, que foi contratado em 2009 pelo Corinthians, mas teve poucas chances com o técnico Mano Menezes. “Todo jogador que está fora fica insatisfeito e isso é normal. Vamos observá-los, começar, precisamos de muitos jogadores, precisamos de uma retaguarda. Competições se ganham com o grupo. O conheço, sei do potencial, surgiu bem, foi bem no futebol europeu. Quero ajudá-lo, mas tudo é dentro de campo”, disse.
Novo técnico corintiano, Adílson estava desempregado desde o começo de junho, onde deixou o Cruzeiro após a conquista de dois títulos estaduais (2008 e 2009) e um vice-campeonato da Libertadores (2009). A sua estreia oficial acontece no domingo, no Estádio do Pacaembu, contra o Palmeiras.