Como já estava previsto no calendário oficial da Sociedade Hípica Paranaense, a partir de amanhã, o Clube abre as portas para seu primeiro evento nacional do ano. O Concurso de Adestramento Nacional (CAN), I Etapa do Campeonato Brasileiro da Associação Brasileira, de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano, será a atração do fim de semana na pista principal. Pela terceira vez seguida, Curitiba foi escolhida para ser sede da primeira etapa do evento nacional, por ser o segundo maior reduto da raça, com um plantel de aproximadamente 400 animais.
Promovido pelo Núcleo Paranaense e pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Lusitanos, serão três dias de diferentes competições. São duas categorias do hipismo envolvidas: adestramento e equitação. Para a primeira, durante os três dias de evento são disputadas as provas da I Etapa Nacional de Adestramento Clássico. Modalidade olímpica, com onze categorias, em que o conjunto (cavalo e cavaleiro) deve efetuar movimentos que vão formar figuras determinadas pela organização. Além do charme natural da prova, a disputa vai acontecer no picadeiro coberto, dando ainda mais glamour à competição. Já a segunda, a I Etapa Nacional de Equitação de Trabalho envolve três avaliações: adestramento simples, maneabilidade e velocidade.
Paralelo às provas vão ser realizados o Concurso de Aprovação de Garanhões e shows do Centro Paranaense de Arte Eqüestre com apresentações de arte eqüestre baseadas no século XVIII.
Ao todo, cerca de 200 conjuntos dos estados Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão inscritos. Amanhã, às 19h, acontece a solenidade de abertura e a consuleza, Patrícia Gaspar, de Portugal, já confirmou presença. As provas começam às 9h, no mesmo horário sábado e domingo. Todos os dias, aberto ao público. A Hípica fica na BR-116 Km 93, bairro Tarumã. Fone: (41) 3266-6644.