O atacante Adebayor, do Manchester City, se livrou nesta quinta-feira do risco de ser suspenso por causa da comemoração polêmica que fez após marcar o seu primeiro gol contra o Arsenal em duelo realizado no mês passado, pelo Campeonato Inglês. Na ocasião, o jogador togolês atravessou o campo e se dirigiu à torcida do seu ex-clube para festejar de forma provocativa na frente dela, ocasionando uma confusão entre os torcedores.
A comissão disciplinar da Associação Inglesa de Futebol (FA) apenas multou o jogador em 25 mil libras (cerca de 40 mil dólares) depois que ele admitiu que teve uma conduta imprópria em sua comemoração. Adebayor já havia sido suspenso por três partidas por ter pisado no rosto do holandês Van Persie durante a mesma partida contra o Arsenal.
“Na sua decisão, a comissão levou em conta sua admissão de culpa (por parte do jogador), as desculpas públicas e a (confissão) da natureza extremamente provocativa do abuso que ele cometeu”, justificou a FA, em um comunicado oficial.
Com a absolvição, Adebayor poderá enfrentar o Aston Villa na próxima segunda-feira, fora de casa, pela oitava rodada do Campeonato Inglês. Porém, a FA avisou que estabeleceu uma suspensão de dois jogos, cuja sua vigência vai até dezembro de 2010, que o jogador terá de cumprir se voltar a cometer um ato de indisciplina da mesma natureza.