A 5.ª rodada do Campeonato da Série C, a Terceira Divisão do Brasileiro já definiu 22 classificados dos 63 que estavam disputando a competição na 1.ª fase. Restam ainda 10 vagas que serão conhecidas no próximo domingo, na última rodada do returno. Das três equipes paranaenses o J. Malucelli, de São José dos Pinhais, foi a única que garantiu sua passagem antecipadamente para a 2.ª fase. A Adap, de Campo Mourão, ainda briga para seguir na competição. O Rio Branco, de Paranaguá, que perdeu (2 a 0) em casa para o Joinville-SC, já não tem mais chances de classificação.
A vitória (3 a 1) em cima da Adap, assegurou ao Jotinha a primeira colocação do Grupo 14. A segunda vaga do grupo ainda está em aberto, com as três equipes tendo condições de seguirem adiante. O Noroeste, de Bauru (SP), com seis pontos, pega o J. Malucelli. A equipe de Campo Mourão, também com seis pontos, recebe o América, de São José do Rio Preto (SP), que tem quatro pontos. A Adap precisa vencer, e torcer para o Jotinha segurar o Norusca.
A equipe de São José dos Pinhais estará na próxima fase no Grupo 24 em companhia do Brasil, de Pelotas (RS). As duas equipes aguardam as definições de Joinville e Ulbra, de Canoas (RS), já classificadas no Grupo 15, que disputam posições. O mesmo acontece para a quarta vaga – 2.º lugar do Grupo 13 – só será conhecida no domingo. Cabofriense, de Cabo Frio (RJ) e Rio Branco, de Americana (SP), já estão classificadas, mas ainda disputam quem terminará em primeiro no grupo.
Se a Adap conseguir classificação irá para o Grupo 23, onde até o momento só tem um time já garantido, o Criciúma -2.º colocado do Grupo 16. As outras duas equipes – 1.º lugar do Grupo 13 e 1.º lugar do Grupo 15.