Já garantido nas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique tentará se classificar com o primeiro lugar de seu grupo, feito que o time conseguiu em quatro de suas últimas cinco participações, e para isso depende apenas de uma vitória em casa sobre o já eliminado BATE Borisov.
A última vez em que o Bayern não foi o líder de sua chave foi na edição 2007/2008 do torneio, quando ficou atrás do Bordeaux. No ano anterior, o time não havia se classificado para a ‘Champions’, e na temporada 2002/2003 caiu pela última vez ainda na fase de grupos.
Na Liga dos Campeões atual, a equipe de Munique lidera o grupo F, com dez pontos, assim como o Valencia, que leva a pior no confronto direto. Assim, para se manter no topo, precisará apenas obter o mesmo resultado dos espanhóis, que visitarão o Lille.
O presidente do Conselho Diretor do clube alemão, Karl Heinz Rummenigge, sublinhou a importância de vencer os bielorrussos para decidir o confronto de oitavas de final em casa e evitar adversários como Barcelona e Manchester United.
O treinador Jupp Heynckes recebeu na última segunda-feira a notícia de que não poderá contar pelos próximos cinco meses com o zagueiro Holger Badstuber, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito. Ele se junta ao volante Luiz Gustavo e ao meia Arjen Robben no departamento médico.
Além disso, há três jogadores titulares – o zagueiro Dante e os volantes Schweinsteiger e Javi Martínez – que têm dois cartões amarelos e ficarão de fora do primeiro jogo das oitavas caso recebam o terceiro.
Para o BATE, a partida na Allianz Arena não representará nada além de um amistoso de luxo. O time de Belarus foi surpreendido pelo Lille em Minsk na rodada anterior e não tem mais chances de se classificar para as oitavas e já se garantiu na Liga Europa.
O treinador Viktor Goncharenko já não conta com o meia brasileiro naturalizado bielorrusso Renan Bressan, que trocou o BATE pelo Alania, da Rússia, em que jogará ao lado do atacante Diego Maurício, ex-Flamengo.
Se depender da atual situação do Valencia, o Bayern já pode se considerar líder da chave. A equipe, 12ª colocada no Campeonato Espanhol, vive uma crise que culminou com a demissão do técnico Mauricio Pellegrino após a goleada por 5 a 2 sofrida para a Real Sociedad no último sábado.
Quem ocupará o cargo de treinador interinamente será Salvador González, que deverá deixar os brasileiros Diego Alves e Jonas no banco de reservas no duelo com o eliminado Lille, que acontecerá no estádio Métropole.
Prováveis escalações:.
Bayern Munique: Neuer; Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Schweinsteiger, Javi Martínez, Kroos, Ribery e Müller; Pizarro. Técnico: Jupp Heynckes.
BATE Borisov: Gorbunov; Yurevich, Filipenko, Simic e Bordachev; Volodko, Olekhnovich, Hleb e Sivakov; Vasilyuk e Rodionov. Técnico: Viktor Goncharenko.
Árbitro: William Collum (Escócia), auxiliado por seus compatriotas Martin Cryans e William Conquer.
Estádio: Allianz Arena (Munique).